Defesa Civil alerta para massa de ar polar até a próxima semana; Central de Doações da Assistência Social de Chapecó recebe agasalhos e outros itens
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta terça-feira (17) um aviso meteorológico para uma massa de ar frio, de origem polar, que deve derrubar as temperaturas no Estado até a próxima segunda-feira (23). Entre hoje e amanhã (16), a sensação térmica de frio deve ser ainda mais intensa por conta das baixas temperaturas constantes, chuva e ventos fortes. Na região Oeste, as temperaturas mínimas devem ficar próximas ou abaixo dos 5ºC durante a madrugada.
Por conta dessa previsão, a Secretaria de Saúde de Chapecó alerta a população para que tome os cuidados necessários, uma vez que já é registrado um aumento nos casos de doenças respiratórias, como Covid-19 e Influenza.
O Secretário de Saúde Jander Danielli afirma que os cuidados devem ser reforçados, assim como a atenção aos sintomas. “Usar máscara quando tiver algum sintoma, buscar atendimento para se proteger e proteger os demais. Além disso, pedimos que a população faça a terceira dose de vacina contra a Covid-19 e também temos disponível vacina contra a Influenza e Sarampo, para os grupos prioritários”, afirma.
A terceira dose da vacina contra a Covid-19 cobre atualmente 49% do seu público alvo. A imunização contra Influenza está em 29% e a do Sarampo em 41%. A diretora de Atenção à Saúde, Gessiani Fátima Larentes, orienta a população que busque a vacina como forma de proteção e também siga as orientações do que ela chamou de “consciência sanitária”. Ela ressalta que nos locais de atendimento de saúde deve ser usada máscara, tanto pelos profissionais como pelos pacientes, o que está previsto no decreto vigente.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde também emitiu um alerta de atenção para que as pessoas mantenham ambientes arejados e usem máscara em locais fechados e com aglomeração de pessoas, ou se apresentarem algum sintoma. Neste caso, também é orientado que busque atendimento nos serviços de saúde.
A Central de Doações, espaço mantido pela Secretaria de Assistência Social de Chapecó, recebe doações de roupas, calçados, cobertores, roupas de cama, travesseiros, toalhas, móveis e eletrodomésticos. O órgão atende a Casa de Passagem, os abrigos municipais e o público dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).
As doações podem ser levadas na Central, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca 562 D, das 13h às 19h. Os móveis e eletrodomésticos podem ser buscados em casa. Basta ligar ou mandar mensagem de WhatApp nos telefones 3319-1209 ou 3319-1213.
No ano passado, o Serviço Municipal Disque Solidariedade recebeu 60.372 doações, tanto na Central como resultado de ações da Campanha do Agasalho e Drive Thru realizado na Praça Coronel Bertaso. No total, foram 2.284 famílias beneficiadas pelas doações dos chapecoenses, o que representa em torno de oito mil pessoas.
Fernando Bortoluzzi
Jornalista e explorador em busca de expansão e conexão.