Oportunidade é gratuita e contemplada pelo Edital de Linguagens Artísticas do município
Unindo as habilidades e experiências adquiridas em sua parceria no curta-metragem de videodança Les Petits Rats - obra que foi reconhecida em um dos 10 maiores festivais de cinema da Índia, o Kalakari Film Festival - as produtoras audiovisuais Bruna Meoti e Fabiane Bardemaker realizam em Chapecó a Oficina Linguagem Cinematográfica para Videodança, na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no primeiro link da bio do Instagram @projetooriri, de forma gratuita, até esta sexta-feira (14/03). A oficina acontece em duas partes. A teórica, nos dias 17, 19 e 24 de março; e a prática de produção de videodança, nos dias 26 e 31 de março, 02 e 07 de abril, com aulas iniciadas sempre às 19h.
Esta é uma oportunidade única para todos os interessados em explorar a fascinante confluência entre dança e cinema. Por meio da linguagem cinematográfica, a videodança é capaz de contar histórias e representar emoções. Nas telinhas e telonas, a dança ultrapassa os limites do palco e conquista ilimitados apreciadores. “Através da oficina, desejamos qualificar profissionais da dança e do audiovisual de Chapecó na produção de materiais em vídeo envolvendo a dança, e também incentivar a criação de projetos para inscrição em editais”, salienta Bruna, bailarina e cineasta que estuda a interseção entre cinema e dança.
As ministrantes irão guiar os participantes através de uma jornada de descoberta, explorando os elementos que compõem a linguagem da videodança. Serão trabalhados os conceitos de direção cinematográfica, direção de fotografia, coreografia para a câmera e montagem. Os participantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos e os vídeos produzidos serão exibidos para o público em uma sessão de cinema gratuita no CEU das Artes de Chapecó, no dia 16 de abril, às 19h30. “Esperamos que as pessoas participem e que a oficina inspire-os a colocar suas ideias em prática, dando vida a novos projetos de videodança”, incentiva Fabiane, montadora audiovisual há mais de 15 anos.
Este projeto foi contemplado no Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó nº 007/2024, edição 2024. Dúvidas sobre a oficina podem ser enviadas para o email
LEIA TAMBÉM:
Projeto Oriri lança e-book gratuito
A curiosidade pelo universo da dança clássica e o desejo de compartilhar histórias escondidas é o que leva a artista chapecoense Bruna Meoti a transformar suas pesquisas acadêmicas em materiais online acessíveis. Nesta semana, ela lança o ebook da 2ª temporada do Projeto Oriri - As bailarinas que não são de Edgar Degas, disponível no site projetooriri.com.br, que foi atualizado com os novos conteúdos.
Perdidas no tempo
Maria Baderna foi uma ilustre bailarina italiana que veio para o Brasil, no século XIX, deixar a sua marca. Ainda na Itália, teve aulas com Carlo Blasis, um dos maiores nomes da época, que incentivava suas alunas a misturarem o ballet clássico com outras técnicas de dança e foi o que Baderna fez.
FVcomunica!