Home > cultura > Ó o Doc Aí
14/07/2022 cultura

Ó o Doc Aí

Inscrições abertas para Mostra de Documentários Chapecoense

Estão abertas, até 15 de agosto, as inscrições de documentários para “Ó o Doc Aí - Mostra de Documentários Chapecoense”. Podem inscrever-se produtores ou diretores de longas-metragens nacionais, curta-metragens catarinenses e chapecoenses. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser efetivada através deste link

Ao todo, serão selecionadas sete obras audiovisuais, sendo três documentários nacionais, dois curta-metragens produzidos em Santa Catarina e dois curtas-metragens dirigidos e roteirizados por profissionais residentes em Chapecó, filmados ou não no Município. A avaliação dos filmes inscritos será feita por uma equipe de curadoria, composta por profissionais com conhecimento técnico e notório na linguagem audiovisual e áreas afins.

As produções selecionadas integrarão a Mostra não competitiva do projeto e serão exibidos entre 25 a 29 de outubro de 2022, de maneira presencial.



Retomada

Esta é a  8ª edição do “Ó o Doc Aí”, projeto que nasceu em 2009 e teve sua sétima edição realizada ainda em 2015. Agora, volta com uma nova roupagem, mas com o mesmo objetivo:  difundir a arte do documentário em Chapecó e região.

“Neste ano , a retomada do projeto é uma iniciativa da Cinelo - Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região. Sabemos que documentários dependem de mostras e festivais para chegar à população, visto que o cinema comercial não possui muito interesse em produções documentais, esse importante gênero cinematográfico fica às margens do grande público. Então o o “Ó o Doc Aí”, chega para estimular a mudança desse cenário. Queremos aproximar a comunidade de  documentários locais, estaduais e nacionais, tão importantes para a preservação do patrimônio imaterial em todas as regiões do nosso País”, enfatiza Augusto Zeiser, coordenador da Cinelo.

Para esta edição, que será realizada de maneira presencial em cinco dias consecutivos, a preocupação da Lamparina Cultural, responsável pela produção do projeto, é promover um importante debate social em torno das obras que serão apresentadas ao público.

“Realizar um evento de forma presencial, após um grande período de ações on-line, é trazer ao público uma experiência de troca e conexões, com uma  programação que além das exibições, vai promover debates, ações formativas e formação de plateia, oferecendo à comunidade todo o potencial de um evento presencial”, enfatiza Camila Miotto, produtora executiva da Mostra.


Fortalecimento do setor

Além de estimular a difusão de filmes documentais, democratizar o acesso da comunidade a partir da gratuidade das exibições, “Ó o Doc Aí” é uma grande ação de fortalecimento do setor audiovisual no interior de Santa Catarina. O projeto gera emprego e renda dentro da cadeia de produção audiovisual, estimula a economia local e incentiva o turismo regional, visto que a previsão de público também abrange outras cidades da região oeste do estado.

A Mostra é uma iniciativa da Cinelo - Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e região, em parceria com a Fundação de Cultura de Chapecó, com a produção da Lamparina Cultural, e o patrocínio do Prêmio de Cinema Catarinense 2021, através da Fundação Catarinense de Cultura.


Texto: Camila Almeida
Arte: Kaline Schenatto
Foto: Arquivo/Cinelo

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM