Através de projeto aprovado em novembro de 2022, a obra foi iniciada no primeiro semestre de 2023 e totalizou 1.025 metros quadrados
Autoridades, lideranças e usuários participaram na manhã desta terça-feira, 8 de abril, da inauguração de novo prédio na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae). Através de projeto aprovado em novembro de 2022, a obra foi iniciada no primeiro semestre de 2023 e totalizou 1.025 metros quadrados, com aplicação de R$ 2,4 milhões de recursos próprios e do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Além do prédio, foram entregues para uso a nova subestação interna de energia e a reforma de calçadas e rampas.
O presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes), Osmar Minatto, salientou que a ampliação da estrutura proporciona melhores condições de atendimento pelos técnicos e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos educandos. Especificou que existem no Estado 200 Apaes, com atuação nos 295 municípios. Enfatizou que cada sede de Apae “não representa lugar triste, mas é o contrário e significa espaço para as pessoas se energizarem”. Também disse que cada educando possui potencial para a inserção na sociedade, por isso a importância de as Apaes receberem a valorização dos entes públicos.
A dedicação dos servidores da Apae no trabalho que realizam e a atuação voluntária dos dirigentes foi destacada pelo prefeito João Rodrigues. Ele afirmou que a prefeitura é parceira e não deixa de colaborar com uma entidade que atende pessoas especiais, porque “cuidar da Apae não é projeto político, mas atitude de gestão pública”. Também anunciou que a administração municipal estuda trajetos específicos do transporte coletivo urbano para atender os usuários das instituições de educação especial em Chapecó. Após afirmar que “nas Apaes pairam ensinamentos e aprendizados”, o prefeito João Rodrigues informou que o município de Chapecó irá criar a “Cidade do Autista”, em área de 20 mil metros quadrados, para o atendimento específico desse público.
Representando o governador Jorginho Mello, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, assinalou o papel que instituições como a Apae cumprem com ações na saúde, assistência e educação. Avaliou que são enormes os desafios, por isso os gestores dessas entidades precisam da filantropia das pessoas e dos recursos públicos.
Em nome da Apae Chapecó, seu presidente Jaime Francisco Battisti agradeceu o apoio da Administração Municipal de Chapecó, do governo do Estado, de instituições, empresas e pessoas que colaboraram para a execução das obras. Indicou que o novo prédio amplia a capacidade de atendimento dos atuais 396 usuários para aproximadamente 500.
FVcomunica!