Feira promete conectar negócios e valorizar relações humanas
A maior exposição-feira do setor industrial da proteína animal da América Latina – a Mercoagro 2025 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) – foi lançada, na noite de quinta-feira (10), no Shopping Pátio Chapecó e reuniu expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa. Durante a solenidade, foram apresentados os números oficiais da feira com manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.
Realizada, promovida e organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1996, a feira está programada para ocorrer de 9 a 12 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó (SC).
O diretor institucional e de feiras da ACIC, Fabio Luis Magro, salientou que o principal objetivo da organização é proporcionar um evento de altíssimo nível, com foco em criar boas experiências. “A feira é uma ferramenta que conecta expositores e fabricantes com seus compradores e clientes. Além disso, é um ambiente propício para relacionamento, troca de conhecimento e realização de negócios.”
Fabio complementou que a Mercoagro não é apenas um espaço de negócios, mas também envolve o aspecto humano, de acolhimento e respeito, o que ele considera fundamental para o sucesso. “Essa é uma feira movida pela razão e pela emoção. A razão está na entrega utilizando o que há de mais avançado em tecnologia e soluções. Já a emoção está no lado humano, sem afeto, respeito e transparência, os negócios não acontecem. Temos esse cuidado de acolher bem os visitantes e expositores”, explicou.
O diretor ainda acrescentou que Chapecó está estrategicamente localizada para esse porte de evento. “A feira atrai um público-alvo composto por muitas indústrias processadoras de carne, que trazem suas equipes e colaboradores para vivenciar uma experiência internacional e conhecer o que há de melhor em soluções para a indústria do setor. Durante os quatro dias, o município se tornará a capital mundial da proteína animal, ganhando destaque internacional.”
Uma parceria também foi lançada durante a programação. O Warm-Up Mercoagro 2024, uma plataforma estratégica para empresas expositoras e profissionais do setor de processamento e industrialização de carne se conectarem, trocarem conhecimento e se prepararem para a expo-feira. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Chapecó/SC, Auditório do Cooperativismo do Pollen Parque Científico e Tecnológico.
O gerente de inovação do Pollen Parque Chapecó, Rodrigo Savenhago, que apresentou a parceria, indicou a importância de não parar o trabalho, já que a feira está próxima. “O foco é em gerar mais negócios para o futuro, preparar as equipes em áreas-chave como finanças, marketing e vendas, para garantir o sucesso. O pré-evento terá três temas principais: captação de recursos para inovação, propriedade intelectual e marketing e vendas, oferecendo uma visão ampla.” Reforçou ainda a importância do engajamento das empresas para o êxito do evento e o impacto positivo no desenvolvimento de Chapecó e da região.
“Se atingirmos a marca de 270 expositores, podemos caminhar para sermos a segunda maior feira do mundo do setor. Pensar que começamos com 60 ou 70 expositores em 1996 é interessante, porque ninguém começa grande. O importante é manter o crescimento contínuo da feira. Chegar ao topo é difícil, mas manter-se lá é ainda mais desafiador. Em 2023, tivemos 235 expositores, e agora estamos com 250. Imaginar que podemos chegar a 270 ou 280 expositores mostra o sucesso da feira”, evidenciou a diretora da Enterprise Feiras & Eventos e coordenadora de comercialização da Mercoagro, Maria Antônia Siqueira Ferreira.
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, frisou o valor histórico da Mercoagro, realçou que a feira nasceu dentro da Efapi e se transformou em uma iniciativa de grande importância. A continuidade desse legado traz uma responsabilidade enorme para os organizadores. “Temos 44 expositores de Chapecó, 100% dos espaços vendidos um ano antes do evento. Isso aumenta nossa responsabilidade de entregar sempre mais e fazer melhor a cada edição.”
Rebelatto afirmou também como a Mercoagro impulsiona o crescimento do município. “Ainda temos algumas deficiências no atendimento ao público e os dias do evento impulsionam melhorias nesse sentido. Por ser a maior feira, ela exige evoluções constantes, que também beneficiam outras iniciativas e eventos realizados aqui”, esclareceu o presidente.
Para o coordenador operacional da Mercoagro, Nadir Cervelin, cada edição é como começar do zero. “Tudo muda. Já estamos preparando essa grande feira há muito tempo, com planejamento, vendas e contratação de fornecedores, tudo isso nos bastidores para garantir que a feira tenha qualidade. Nosso objetivo é atrair um público comprador qualificado, que atenda às expectativas do nosso principal cliente, que é o expositor.” Indicou ainda que a organização busca três pilares fundamentais que são negócios, relacionamentos e conhecimento.
A Usinox - Centro de Usinagem Industrial - é expositora da Mercoagro desde 2004. O diretor Lázaro Hemeque apontou que a feira é de grande relevância para a região e para empresa, que aproveita o evento como uma oportunidade de levar clientes tanto ao stand quanto à fábrica em Chapecó.
“A projeção de negócios que fazemos durante a feira traz resultados concretos. Nós, que participamos de várias edições, vemos que a Mercoagro permite uma prospecção de negócios que, muitas vezes, se desenvolvem ao longo de até dois anos após o evento”, indicou Hemeque.
O diretor comercial da Casa dos Rolamentos, Mario Luiz Zatt, sublinhou a transformação de imagem da empresa com a feira. “Participamos da Mercoagro desde a segunda edição, e esse evento é um divisor de águas tanto para nossa cidade quanto para nós. Antes de participarmos do evento, éramos conhecidos apenas na nossa região. Hoje, somos reconhecidos em todo o Brasil.”
A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas. De acordo com seu desempenho histórico, deve atrair 25 mil visitantes/compradores e oportunizar 250 milhões de dólares em negócios.
A feira é um retrato planetário do estágio em que se encontra um dos mais estratégicos setores da indústria de alimentos. A indústria da proteína animal é uma área de intensivo emprego de ciência e tecnologia. Por essa razão, desde as primeiras edições, a Mercoagro cumpre importante papel de difusão tecnológica e atualização científica do principal evento paralelo que promove para seu público-alvo formado por operadores de agroindústrias e por fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos para as longas e complexas cadeias produtivas.
As vendas estão praticamente concluídas e 96% dos expositores da edição anterior (2023) renovaram contrato para participar da edição de 2025.
A Mercoagro 2025 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, do BRDE e do Sicoob. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, do Chapecó Convention & Visitors Bureau, do Sistema Fiesc/Senai/Sesi, da Unochapecó e do Pollen Parque.
CONFIRA TAMBÉM
Mercoagro Podcast realiza episódios especiais durante a feira de 2023. O projeto contou com a parceria da Flash Vip, com a apresentação da jornalista Carol Bonamigo.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.