Home > cultura > Lucas Kariri lança videoclipe 'Me liga'
02/02/2022 cultura

Lucas Kariri lança videoclipe 'Me liga'

Artista independente de origem indígena vive romance com travesti ambientado em Salvador

Estreou na última sexta-feira (28) o videoclipe de “Me liga”, música do artista independente Lucas Kariri. O clipe foi lançado na véspera do Dia Nacional da Visibilidade Trans e é estrelado pelo compositor e por Jade Brum, jovem que saiu de Chapecó para seguir o sonho de estudar teatro em São Paulo.

Lucas é indígena do povo Xukuru-Kariri, artista musical, multi-instrumentista, cantor e compositor. Jade é uma mulher preta travesti, atriz, diretora e produtora. Ambientado na exuberante cidade de Salvador (BA), “Me liga” é resultado da união do trabalho desses dois artistas, que não pouparam criatividade e sensibilidade na produção.

Jade conta que a música é uma canção de amor, na qual Lucas conhece e vive dias maravilhosos ao lado de uma musa inspiradora, vivida pela atriz. “O vídeo representa muitos ideais da comunidade LGBTQIA+: a fé, o amor, a beleza, o sorriso, os bons momentos, a unidade, as aventuras, as cores, a paixão, as descobertas. Ter um espaço onde um indígena e uma travesti possam se amar é além de representatividade, é esperança!”, comenta a atriz, que também participou da criação do roteiro, direção de arte e figurino.

O roteiro do clipe também é da criação de Caio Afonso, responsável pela captação e edição de vídeo. A produção fonográfica, mixagem e masterização é de Jessé Prado; colagem da capa do Spotify por Abimael Salinas; e a direção de fotografia, de elenco, criativa e executiva é de Kamila Gilioli. 

Lucas Kariri nasceu no Rio de Janeiro, mas já viveu no Mato Grosso, Bahia e agora mora em Erechim (RS). Com músicas que abordam amor, arte e protesto, o jovem é ativista pelas causas dos povos originários. Lucas vem numa crescente de lançamentos de videoclipes no último ano, como “Aguente, Parente”, música que fez para si mesmo sobre estar longe de sua casa, a Aldeia Maracanã, e “Banho de Arruda Virtual”. Recentemente, o artista montou o grupo musical Afluentes, com outros artistas de Erechim.

Jade Brum também é carioca, mas se mudou para Chapecó em 2015. Desde pequena sonhava em ser artista, é apaixonada por samba, ballet, dança e teatro. Durante os seis anos em que morou no Oeste catarinense, dedicou-se à arte de drag queen como Bê Érre e, no ano passado, foi aceita no Célia Helena Centro de Artes e Educação em São Paulo, uma das mais renomadas escolas de teatro do Brasil.

Os dois artistas já se conheciam antes da produção do videoclipe e se aproximaram ainda mais no movimento estudantil. Em 2021, firmaram uma parceria de onde nasceu a Pindorama Gira Cultural, associação artística que aspira ser uma grande rede de desenvolvimento e apoio mútuo a artistas. Jade conta que, com “Me liga”, ela e Lucas propõem uma demonstração de amor verdadeiro, e que quem assistir se apaixone tanto pela história como por si. “Com a mensagem final que diz ‘Eu sei que a vida é curta, então não deixe pra amanhã’, o cantor te convida para viver o hoje, tão somente hoje, e ser feliz”, conclui a artista.


AUTOR

Fernando Bortoluzzi

Jornalista e explorador em busca de expansão e conexão.
LEIA TAMBÉM