Home > cultura > Lei do Artesanato e Exposição Paulo de Siqueira
30/03/2022 cultura

Lei do Artesanato e Exposição Paulo de Siqueira

Fundação Cultural de Chapecó gerencia nova lei de fomento ao artesanato e realiza Exposição Itinerante Paulo de Siqueira, autor do monumento O Desbravador

Foi sancionada, em evento realizado na manhã desta quarta-feira (30) na Prefeitura de Chapecó, a Lei do Artesanato Chapecoense (7.613/2022). A legislação tem o objetivo de fomentar o artesanato no município, incentivar a produção artesanal como atividade de referência cultural, além de gerar oportunidades de negócios e renda para produtores locais.

A Lei institui o Programa Feito em Chapecó, ação gerida pela Fundação Cultural de Chapecó que pretende reconhecer e fortalecer a profissão do artesão, identificar os profissionais do artesanato, além de uma série de ações de organização e formação, com o objetivo de potencializar a atividade artesanal em Chapecó.

Segundo Roselaine Vinhas, presidente da Fundação Cultural de Chapecó, o Programa tem como objetivo adequar a atividade artesanal chapecoense ao Plano Nacional de Cultura. “Pretendemos organizar e capacitar grupos de artesãos no município para a elaboração de produtos que serão destinados ao mercado consumidor, com foco no artesanato que resgata as identidades locais. Isso passa por reconhecer e fortalecer a profissão de artesão, organizar os grupos e promover formação. Além disso, instituir o cadastro do artesão para que o profissional possua uma formalização da sua atividade”, declarou.

Simbolicamente, foi realizada a entrega da Carteira Municipal do Artesão para a profissional Eva de Albuquerque Maranhão, que trabalha com artesanato de costura e aplicação. A partir da sanção da Lei, os artesãos já cadastrados começarão a receber as suas Carteiras para o desenvolvimento de suas atividades.



Exposição Paulo de Siqueira inicia nesta quarta-feira 

A Fundação Cultural de Chapecó, através da Gerência de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, realiza também, em parceria com a Unoesc, a Exposição Itinerante Paulo de Siqueira. O acervo ficará disponível para visitação no Câmpus da Unoesc Chapecó, entre os dias 30 de março a 14 de abril, das 8h às 21h. Após esse período, a exposição será montada no Museu de História e Arte de Chapecó e receberá visitantes até 25 de agosto, data do aniversário do município.



A ação tem como objetivo rememorar a obra de Paulo de Siqueira, artista gaúcho radicado em Chapecó desde os anos 1970 até sua morte nos anos 1990, conhecido por ser o autor do Monumento O Desbravador, além de outras obras que encontram-se em espaços públicos da cidade.

A Exposição Itinerante Paulo de Siqueira conta com 12 esculturas, sendo 11 feitas com sucata, material característico nas obras do artista, e mais uma realizada em madeira. Entre os temas abordados em seus trabalhos, observa-se a referência a Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, isto ocorre pois o autor se via representado neste personagem literário.

O Campus UNOESC em Chapecó está localizado na Av. Nereu Ramos - 3777D, Bairro Seminário. O Museu de História e Arte de Chapecó está localizado na Av. Getúlio Vargas - 17, Centro, em frente a Praça Coronel Bertaso.

Informações: Prefeitura de Chapecó
Fotos: Leandro Schmidt/Prefeitura de Chapecó e Acervo Memorial Paulo de Siqueira

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM