Nova expo-feira do agronegócio em Chapecó vai mostrar a pujança da pecuária de corte de SC
Foi oficialmente lançada, nesta semana, a EXPOCHAPECÓ – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária – em solenidade que reuniu cerca de 200 pessoas no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). Com potencial para se transformar em um dos maiores eventos da pecuária de corte do Sul do Brasil, a EXPOCHAPECÓ será realizada no período de 17 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Lunardi (Efapi), em Chapecó, com entrada gratuita, devendo atrair 25 mil visitantes.
O lançamento consistiu de pronunciamentos, exibição de vídeos e apresentação da programação geral.
O prefeito João Rodrigues destacou o apoio do Município com investimentos no Parque de Exposições. O coordenador geral Ricardo Lunardi explicou as motivações econômicas da feira. O presidente do Sindicato Rural de Chapecó Luis Carlos Travi realçou que “a feira já é um sucesso, vendemos praticamente 96% dos espaços que colocamos em comercialização para esse evento ser realizado”.
O empresário Ricardo Urbancic representou o Centro Empresarial de Chapecó (CEC). O diretor da Sólida Rodeios Mauri de Lima expôs a programação de rodeios. Também se manifestou o gerente da agência Sicredi Agro Darlan Balbinot.
A EXPOCHAPECÓ é uma realização do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Cooperalfa, Sicredi e Secretaria de Agricultura e Pecuária de SC.
No comando da nova expo-feira estão o coordenador geral Ricardo Lunardi e o presidente do Sindicato Rural de Chapecó Luis Carlos Travi. A EXPOCHAPECÓ está centrada na bovinocultura de corte e na ovinocaprinocultura.
A programação para os quatro dias de expo-feira contempla a Exposição Sul Brasileira de Ovinos e Caprinos, o Encontro Estadual do programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), a Exposição de Bovinos e Equinos, a exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços agro, os leilões e oficinas técnicas, os rodeios em touros, cavalos e laço comprido, os julgamentos de bovinos, ovinos e caprinos, o feirão de automóveis Sicredi, além de shows e vasta gastronomia.
Mais de 1.000 animais estarão inscritos para julgamento e/ou comercialização. A previsão é de 600 ovinos, 250 bovinos, 120 equinos pertencentes a cerca de 90 criadores do sul do Brasil. A comercialização – em leilões ou em venda direta – vai gerar um movimento econômico superior a 10 milhões de reais.
Os plantéis de bovinos em exposição, julgamento e venda contemplarão as raças brangus, angus, limousin, simental, nelore, hereford, braford, e red poll. A EXPOCHAPECÓ proporcionará o julgamento oficial sul-brasileiro e sul-americano de ovinos, além do ranqueamento das raças angus e limousin. Também está programado um inédito evento de elite para a bovinocultura, o Radar Brangus.
Lunardi expõe que a pecuária de corte está crescendo no grande oeste de Santa Catarina e a região fornece 35% do gado abatido nos frigoríficos instalados em território catarinense. De outro lado, a região adquire 35% dos touros comercializados no mercado barriga-verde. “Esse crescente dinamismo da pecuária de corte precisa ser estimulado porque ainda somos deficitários em carne bovina, ao contrário do que ocorre com as carnes suínas e de aves”.
No dia 16 de outubro (uma quarta-feira) será realizada no Parque de Exposições, a segunda edição do Jantar do Agro com homenagem ao presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG Saul Rovadoski. Paralelamente haverá encontro do Grupo de Defesa da Propriedade (GDP) formado por produtores rurais ameaçados pelas ações de ampliação das áreas indígenas.
A EXPOCHAPECÓ sediará uma etapa da Liga Nacional de Rodeios com provas todas as noites (rodeio em touros e laço comprido) organizadas pela Companhia de Rodeios Sólida, de Barretos (SP), com a participação dos locutores Cuiabano Lima, Marco Brasil e Ricardo Martins.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.