Formação une práticas de dança e escrita, de maneira gratuita
Estão abertas as inscrições para o Projeto PoÉticas de Contato e Improvisação - Dança e Escrita, que acontece na Casa da Árvore, espaço cultural independente do município de Chapecó, nos meses de maio, junho e julho.
O projeto chega à comunidade de maneira gratuita por meio do Edital das Linguagens 2023 – principal política pública cultural desenvolvida no município. O objetivo da ação é unir as duas linguagens artísticas como impulso criativo e abrir espaço para novas práticas de arte contemporânea no interior, que vão além das práticas tradicionais desenvolvidas no município.
"Nós estamos muito contentes com a realização deste projeto que desenvolve práticas e pesquisas contemporâneas voltadas para as linguagens da dança e da escrita. A ideia é que abramos espaço e tempo de fruição artística e que isso influencie, tanto no impulso criativo dos participantes, na qualidade de vida, quanto na própria produção de arte do nosso município. É imprescindível criar possibilidades para que projetos como este se desenvolvam de maneira descentralizada e aconteçam no interior", conta Ibriela Sevilla, proponente do Projeto.
A proposta visa abrir espaço de criação e práticas para artistas, pesquisadores do corpo e da escrita e pessoas que não tenham ligação com a linguagem artística, mas que tenham interesse nas atividades.
“Todo corpo dança e todo corpo escreve, conforme explora as possibilidades. Nas atividades propomos uma dança livre, à vontade, sentindo a música, o tempo, a luz que entra pela janela, a escrita. Para inscrever-se não é preciso ter experiência nas linguagens artísticas trabalhadas. Basta papel, caneta, roupas confortáveis e corpo pulsante”, enfatiza Rubí Iara, que integra a equipe de ministrantes das oficinas.
A formação/prática será desenvolvida em 4 encontros de 3 horas cada. As atividades, consistem em práticas de dança solo e coletiva ao som de música (som mecânico), práticas de contemplação e de escuta em duplas ou coletiva, e práticas de escrita e de leitura individual.
As atividades serão ministradas pela Dra. em literatura, professora e poeta Ibriela Sevilla, com atividades de escrita. Pela artista, performista e professora de sociologia, Rubí Iara, a partir da temática corporeidades. E o quarto encontro com a dançarina, escritora e diretora uruguaia Mariana Casares. Além de atividade de encerramento na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), totalizando 13 horas/aula de formação.
Estão sendo disponibilizadas 20 vagas, destinadas ao público a partir dos 18 anos de idade, dando prioridade à mulheres, cis e trans, homens trans, mães, pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAPN+. O projeto conta com acessibilidade através de intérprete da Língua Brasileira de Sinais.
As inscrições podem ser feitas online, no link.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.