Home > registro > Inicia vacinação Covid-19
19/01/2021 registro

Inicia vacinação Covid-19

Profissionais da saúde e vice-cacique são os primeiros vacinados em Chapecó.

Duas profissionais da área da saúde e o vice-cacique da Aldeia Kondá foram as três primeiras pessoas a tomarem a vacina contra a Covid-19, em Chapecó, em ato realizado na tarde desta terça-feira (19), no auditório da Prefeitura.

O momento era tão importante que até a auxiliar de enfermagem da Secretaria de Saúde, Ângela Maria Sartor, com 48 anos e 19 anos de experiência em vacinação, teve um certo nervosismo. "É uma emoção e uma alegria. Parecia que estava aplicando minhas três primeiras vacinas. O último ano foi difícil, mas agora podemos fazer a prevenção contra a doença”, disse.

O primeiro a ser vacinado foi o vice-cacique Samuel Renhko Farias Candido. “Foi tranquilo. É um privilégio para o povo indígena receber essa proteção contra a doença”, afirmou. 

Em Chapecó são 1.156 doses para as aldeias Kondá e Toldo Chimbangue, o que é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos.


A segunda a ser vacinada foi a técnica em enfermagem Júlia Copetti, 50 anos, que há 18 anos atua no Hospital Regional do Oeste e desde abril está trabalhando na UTI Covid do HRO. "Sinto uma gratidão enorme por ter sido escolhida. Muita gente ainda tem medo da vacina, mas meu sentimento é de gratidão. Espero que tudo dê certo”, declarou.

A terceira a receber a vacina foi a auxiliar de enfermagem do Ambulatório de Campanha da Efapi, Débora Almeida, 37 anos, que atende pacientes com suspeita de Covid-19. “É um privilégio receber a vacina. A gente vê tanta gente sofrendo, algumas morrendo, e agora vem a vacina. A gente sempre cuidou, mas agora podemos trabalhar e atender a população com mais segurança”, explicou.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as 3.367 doses de vacina que vieram para Chapecó, serão suficientes para a população indígena, para 29 pessoas do Centro de Convivência do Idoso e os profissionais que atuam nos setores de Covid-19 dos hospitais e dos ambulatórios.


De acordo com o Gerente de Vigilância da Secretaria de Saúde, Rodrigo Momoli, esta é a primeira dose e dento de 14 a 28 dias virá a segunda dose, que já foi reservada pela Secretaria de Saúde do Estado.

A vacinação nos hospitais iniciou ainda nesta terça-feira e a imunização dos profissionais de saúde dos ambulatórios municipais, indígenas e no Centro de Convivência do Idoso inicia somente nesta quarta-feira (20).

A Secretaria de Saúde também aguarda a vinda de mais doses para dar sequência na vacinação dos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, que estão no grupo de 16 mil chapecoenses da primeira fase.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), agradeceu a vinda das primeiras doses da vacina, cedidas gratuitamente pelo Governo Federal. “É um momento histórico. Nesta caixinha está a esperança de vida. Ainda vai demorar um pouco para imunizar mais pessoas. Rogo que outras vacinas também sejam liberadas o quanto antes”, disse o prefeito.

Ele também aguarda a liberação da vacina russa Sputnik para ampliar a imunização em Chapecó e retomar a normalidade o quanto antes.



Fotos: Leandro Schmidt | Prefeitura de Chapecó

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM