Home > registro > Impactos da pandemia na educação de Chapecó
15/12/2022 registro

Impactos da pandemia na educação de Chapecó

E-book apresenta resultados de pesquisa feita com escolas do Município

Foi realizado nesta quarta-feira (14) o lançamento do e-book: Impactos da Pandemia na Educação do Município de Chapecó e da Rede de Interlocução de Ensino, na sala de reuniões do Ponto Zero da UNOESC – Campus Chapecó.

Após as falas iniciais, a Profª Drª Marineiva Moro Campos de Oliveira fez uma reflexão sobre A educação: um caminho nada suave e, em seguida, os agradecimentos a todos os envolvidos na produção. O objetivo do projeto foi investigar a realidade e as experiências vivenciadas por gestores, professores e alunos, nos níveis de ensino da Educação Básica da Rede Pública e Privada do Município de Chapecó e lançar uma Rede de Interlocução de Ensino. 

Participaram deste estudo 136 escolas, 837 alunos do 8º ano e do 3º ano do EM, 598 professores desde o ensino infantil ao Ensino Médio e 123 gestores das redes de ensino, municipal, estadual, federal e particular.

O e-book, resultado da pesquisa realizada, aborda as seguintes temáticas:

  • Ações do poder público no setor educacional frente a pandemia COVID – 19
  • Gestão Escolar na Pandemia: Desafios e Estratégias para a Educação em Chapecó/SC
  • Experiências de Professores Alfabetizadores dos Anos Iniciais em Período de Pandemia da Covid-19: Desafios e Possibilidades
  • Educação infantil na pandemia de covid-19: aprendizagem e contexto de trabalho das redes de ensino de Chapecó/SC
  • A educação na pandemia: um complexo de contradições frente ao meio técnico-científico-informacional no município de Chapecó (SC)
  • Um panorama acerca do processo de inclusão no contexto da pandemia covid-19 nas escolas do município de Chapecó/SC
  • Pandemia covid-19: olhar dos alunos em relação ao processo ensino aprendizagem e avaliação
  • Saúde física e mental dos alunos da educação básica pós pandemia covid 19
  • Professores de educação básica e os níveis de ansiedade e depressão pós pandemia.

O lançamento do e-book consolida todos estes resultados e permite que a sociedade em geral acesse e desfrute de uma excelente leitura. A publicação pode ser acessada neste link.

Finalizando o evento, o Prof. Jackson Luiz Matte, organizador da Plataforma On-line de Aprendizagem lançou a Rede de Interlocução de Ensino do Município de Chapecó e região.  Esta plataforma é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA – Moodle) com objetivo de reunir exercícios, conteúdos, fóruns e demais ferramentas de um curso e/ ou componente curricular, os quais podem ser disponibilizados virtualmente a um determinado grupo, composto tanto por professores como alunos das escolas básicas do município de Chapecó.

Para acessar a rede de interlocução, basta acessar este link e fazer o cadastro. Em seguida, é possível navegar na plataforma de ensino, na pasta da rede de interlocução postando e compartilhando experiências, conteúdos, vídeos educativos, fóruns entre outros, assim como, buscar conhecimento por meio das postagens de outros usuários.

O e-book foi organizado pelos professores da UNOESC,  Mariluce Poerschke Vieira, Camilia Susana Faler, Carla de Almeida Martins Basso e Sergio Begnini e com a participação de mais de trinta autores apresentando diversas pesquisas. 

Ressalta-se que o e-book e a rede de interlocução originaram-se de um projeto intitulado Rede de Interlocução e Apoio para Construção da Escola Online, aprovado pelo Edital IBRF "Fundo Nossa Parte pelo Todo" 2021, sendo um dos 10 aprovados no Brasil na Linha Educação e Inclusão Tecnológica. A ideia central da proposta foi mapear os desafios do covid-19 na educação, e a partir dos resultados intervir de forma assertiva nas demandas escolares, pois, é por meio do conhecimento científico que se identifica os cenários que condizem a realidade concreta.

Naquele período (2021), o mundo mencionava um lastro de consequências da Covid-19 na área da educação, nas diferentes perspectivas – ensino aprendizagem, evasão escolar, dificuldade em acessar as tecnologias, fragilidades e acirramento na saúde mental de professores e alunos. E em Chapecó, será que as problemáticas seriam essas? Nessa perspectiva, a Universidade tem como atuação a pesquisa, e um quadro de professores com vasta experiências. Diante disso, articulou-se com vários pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrado doutorado), para aplicarem a pesquisa e todas suas dentro de um cronograma previsto pelos organizadores. Esta pesquisa foi aplicada com gestores, professores, e alunos e as atividades de campo foram desde a validação e aplicação dos instrumentos de pesquisa, criação do banco de dados; analise e discussão dos dados e escrita dos resultados traduzidos no E-book. 

O evento contou com cerca de 50 participantes, entre eles a Srª Mayumi Kuramoto representando o IBRF, o Prof. Drº Carlos Eduardo de Carvalho representando a UNOESC, além dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Gestores e Coordenadores das Escolas Públicas e Privadas, organizadores e autores dos artigos que compõem o e-book e imprensa local.

Os organizadores agradecem ao IBRF, a UNOESC, ao PontoZero/UNOESC, a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadoria Regional de Educação, o Comitê de Gerenciamento do Ensino Remoto na Pandemia, ao Ministério Público, ao Estúdio Minetto, a Editora UNOESC, assim como os gestores, professores e alunos que participaram da pesquisa e também aos autores dos capítulos do e-book que aceitaram o desafio de organizar os resultados encontrados.


Texto e fotos: UNOESC Chapecó

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM