Home > cultura > Fundação Cultural oferece oficina de Palhaçaria
30/01/2024 cultura

Fundação Cultural oferece oficina de Palhaçaria

A Fundação Cultural de Chapecó oferecerá uma Oficina de Palhaçaria, ministrada pela artista Michele Silveira da Silva

A Fundação Cultural de Chapecó oferecerá uma Oficina de Palhaçaria, ministrada pela artista Michele Silveira da Silva, criadora e intérprete da Palhaça Barrica. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no http://bit.ly/3HFQXQ9. As inscrições iniciaram na segunda-feira (29) e seguem até 18 de fevereiro. 

As oficinas serão realizadas na Escola de Artes de Chapecó, e iniciam no dia 06 de março e vão até final de setembro/24. As turmas serão nas quartas-feiras, das 08h as 9h30 - turma para crianças acima de 08 anos de idade; 13h30 as 15h30 - turma para adolescentes; 19h as 21h - turma para adultos.  

De acordo com Michele Silveira da Silva, o objetivo da oficina é apresentar o universo da palhaçaria, a partir de jogos, técnicas, dinâmicas, atividades práticas e teóricas que possam auxiliar no processo de descoberta da sua figura cômica. “Vamos abordar a história da palhaçaria, sua função, seus desdobramentos, vamos pesquisar a roupa, maquiagem, cabelo, criação de cenas, intervenções e apresentações”, comentou. 

Ela destaca ainda que serão trabalhados durante a oficina a iniciação a palhaçaria, como desenvolver a figura do palhaço, entender, conhecer a história da palhaçaria e a função dela. “Cada aluno e aluna vai ter a oportunidade de descobrir essa figura cômica, o seu potencial cômico, a sua própria comicidade. Construir figurino, maquiagem, construção de cena, intervenção com o público”, explicou. 

Quem é Michelle Silveira?

Eu sou formada em Artes Cênicas (Interpretação e Direção Teatral) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, sou a palhaça Barrica há 22 anos, e há 22 anos pesquiso a palhaçaria no circo, no teatro, na rua e no hospital. Sou editora da Revista Palhaçaria Feminina, em sua 5a Edição e escritora do livro SOMOS PALHAÇAS. Vim para Chapecó/SC para trabalhar na Fundação Cultural no ano de 2007 e nunca mais saí daqui. Já foram muitos os alunos e alunas que passaram pelos meus cursos e muitas experiências lindas já vivemos juntos.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM