Home > cultura > Fundação Cultural oferece oficina de Palhaçaria
14/07/2023 cultura

Fundação Cultural oferece oficina de Palhaçaria

Aulas com Michele Silveira da Silva, a Palhaça Barrica, são gratuitas

A Fundação Cultural de Chapecó apresenta uma novidade, que é a Oficina de Palhaçaria, ministrada pela artista Michele Silveira da Silva, criadora e intérprete da Palhaça Barrica. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link.

De acordo com a ministrante, a oficina pretende apresentar aos alunos e alunas, de forma prática e teórica, o universo da arte da palhaçaria. A partir das aulas que serão realizadas, eles poderão descobrir seu potencial cômico, elaborar a sua figura cômica, com figurinos, maquiagens e adereços, desenvolvendo também a habilidade de criar cenas e realizar intervenções artísticas. Como parte da oficina, propõe-se a realização de intervenções artísticas orientadas pela professora, em espaços públicos e eventos da cidade de Chapecó. 

As aulas começam no dia 2 de agosto. Inicialmente serão disponibilizadas turmas nas quartas-feiras:

TURMA 01 - 10h às 11h30 (crianças até 12 anos) 

TURMA 02 - 13h30 às 15h30 (adolescentes acima de 12 anos) 

TURMA 03 - 16h às 18h (adolescentes acima de 12 anos) 

TURMA 04 - 19h às 21h (adultos) 

Michelle é graduada em Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 e 2004). Desenvolve uma pesquisa contínua em palhaçaria, direcionando seu trabalho prático e teórico para este foco desde o ano de 2001. Tem papel importante na formação de palhaças e palhaços na cidade de Chapecó, desde que chegou na cidade em 2007 e passou a ministrar oficinas de iniciação e formação. Atuando na Fundação Cultural de Chapecó de 2007 a 2013 foram aproximadamente 300 alunos que passaram por seus cursos, levando a experiência da palhaçaria para a vida e para as suas profissões. Hoje, além de circular pelo país com suas criações artísticas e ser editora da Revista Palhaçaria Feminina, publicação inédita no Brasil, Michelle é também editora do livro “Somos Palhaças”, e também é palhaça e responsável pela Direção Artística do Grupo Doutores RiSonhos que atua no município de Chapecó/SC, desde 2012. 

O presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Fellipe de Quadros, destacou que esta é mais uma ação da atual Administração para incrementar o cenário cultural do município, focando em ações inovadoras, além de valorizar os artistas locais.


Imagens: Reprodução

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM