Home > saúde > Fibromialgia é tema de palestra em Chapecó
27/02/2023 saúde

Fibromialgia é tema de palestra em Chapecó

Evento realizado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde reuniu profissionais de saúde, familiares e pacientes com a doença

“Vivendo com Fibromialgia”. Esse foi o tema de uma palestra organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (27) no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e que reuniu profissionais de saúde, familiares e pacientes com Fibromialgia. Os palestrantes foram a Psicóloga Bruna Bertollo, o Médico Reumatologista João Menta Filho e o Educador Físico Thiego Socoloski,  

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta principalmente através de dores no corpo por pelo menos três meses. Para a doença, existe tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Secretaria de Saúde apoia a campanha do Fevereiro Roxo. O mês é conhecido pela conscientização para a Fibromialgia.

De acordo com o médico reumatologista, João Carlos Menta Filho, que atua na Policlínica Municipal de Chapecó, os pacientes que apresentarem sinais e sintomas da Fibromialgia, ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento dela, podem procurar atendimento nos Centros de Saúde da Família. Após a avaliação, havendo necessidade clínica, o paciente poderá ser encaminhado para o atendimento especializado que no município é disponibilizado na Policlínica Municipal, que fica localizada na Rua Jorge Lacerda, no centro de Chapecó.


Fibromialgia

O médico explica que a Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo por pelo menos três meses. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Entre os sintomas e sinais da Fibromialgia estão: dores generalizadas em músculos e articulações, cansaço e sono não reparador; alterações de humor, como ansiedade e depressão; alteração de concentração e memória, as sensações estão amplificadas, como dor abdominal, queimação e formigamentos, problemas para urinar e dor de cabeça.

Sobre o tratamento, o médico explica que tem como meta aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. A doença não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida. O principal tratamento da fibromialgia é o exercício aeróbico, associado com medicações para alívio das dores (relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos), acupuntura e psicoterapia cognitiva-comportamental.

Atualmente, Chapecó tem três reumatologistas que atendem os pacientes pelo SUS, e cada um realiza aproximadamente 40 atendimentos por semana de pacientes com doenças reumatológicas, dentre elas a fibromialgia.


Texto e fotos: Prefeitura de Chapecó

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM