Home > cultura > Festival de Cinema Sul-Americano
22/06/2021 cultura

Festival de Cinema Sul-Americano

Curtas-metragens universitários de Chapecó concorrem na Mostra Competitiva do evento.

Dois filmes de curta-metragem chapecoenses foram selecionados na 4º edição do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual - Assimetria, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com acesso gratuito, o evento acontece de forma online, pelo YouTube, e segue até o dia 25 de junho. 

“Atos Criativos”, dirigido por Eduardo Ceretta, e “Hipopótamo”, dirigido por Taulan Cesco, egressos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, são os filmes selecionados. Ambos concorrem na Mostra Competitiva, nas categorias de Melhor Curta-metragem Universitário e de Melhor Direção, além do Prêmio do Júri Popular.

Com duração de 16 minutos, o documentário “Atos Criativos” explora através da metalinguagem as diferentes concepções do “fazer artístico” por meio de depoimentos de cinco artistas regionais. O curta foi realizado em 2020 por estudantes dos cursos de Produção Audiovisual e Jornalismo da Unochapecó.

“Hipopótamo” é um filme de ficção que narra de forma poética o término do relacionamento de um casal homoafetivo. O curta tem cerca de 11 minutos de duração e foi produzido na Pós-graduação em Cinema e Realização Audiovisual, também da Unochapecó, em 2019. Além disso, em abril deste ano, o filme foi selecionado oficialmente para a 2ª edição do Hilltop Film Festival of Diversity and Inclusion, festival universitário realizado no Alabama (EUA).


CONFIRA A PLAYLIST FILMES SELECIONADOS


Deixe “joinha” no vídeo

Nesta edição do Festival Assimetria, que tem como objetivo promover a cultura local, nacional e sul-americana, incluindo filmes brasileiros e de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, a votação do Júri Popular será diferente. Os 29 curtas-metragens estão disponíveis em uma playlist no canal do YouTube “Festival Assimetria”, e a votação será atrás de “likes” (curtidas) nos vídeos. Desse modo, os filmes que contabilizarem mais “curtidas” receberão o prêmio. Já no caso das troféus entregues pelo Júri Oficial, os votos são dados por uma comissão de profissionais da área, criada pela organização do evento.

O Festival Assimetria também conta com apoio do Laboratório VIS, LabArt, CAL, Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArt) da UFSM, Cineclube da Boca, TV OVO, Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, Departamento de Artes da UFSC, curso de Cinema da UFSC, Cine Paredão e Cineclube Rogério Sganzerla.


*Texto e fotos: Taulan Cesco / Divulgação

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM