Público terá a oportunidade de interagir com representantes de universidades e escolas de idiomas e de Ensino Médio internacionais
Expandir os horizontes ao viajar pelo mundo, mas sem perder o olhar solidário para a sua comunidade. É com essa ideia que a Feira do Intercâmbio será realizada, no dia 25 de maio, no Mogano Business Hotel, em Chapecó/Santa Catarina. O evento gratuito, que vai reunir mais de 20 universidades, instituições e especialistas que promovem intercâmbio no exterior, também vai incentivar que os participantes sejam solidários e ajudem as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Para estimular as doações de água, produtos de higiene, roupas íntimas e brinquedos, a organização vai sortear um intercâmbio internacional de duas semanas na escola Kings Education, nos Estados Unidos ou no Reino Unido, e dois cursos MyTM English, que dá direito a um semestre de aulas online e ao vivo, para todos os níveis.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Intercâmbio (Belta), mais de 455 mil estudantes brasileiros fizeram intercâmbio para o exterior, o que gerou uma movimentação de mais de R$ 3,7 bilhões no Brasil. Com a realização da Feira do Intercâmbio, os jovens e adultos do oeste catarinense que sonham em viver um período fora do país terão a chance de tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio.
O evento terá dois espaços preparados, especialmente, para acolher os futuros intercambistas e suas famílias. Eles poderão visitar os estandes de cada instituição e conhecer as possibilidades de estudo e trabalho que mais se adaptam ao seu perfil. Além disso, o público também poderá assistir a palestras (veja programação abaixo) com especialistas que são referência em suas áreas.
"Ter a oportunidade de falar diretamente com representantes de instituições internacionais reforça o poder do nosso mercado e possibilidade concreta de transformar este sonho de tantos alunos em um projeto na vida real", afirma a diretora regional da Travelmate Chapecó, Fernanda Meneghel.
As palestras vão abordar os temas que mais costumam despertar curiosidade entre jovens e adultos que desejam fazer intercâmbio, como as diferentes modalidades de estudo no exterior, como High School (o equivalente ao Ensino Médio) e Ensino Superior, e de trabalho nos Estados Unidos. Também serão apresentadas informações sobre imigração no Canadá.
O engenheiro mecânico Eduardo Pasinato foi um dos estudantes que apostou as fichas em um intercâmbio para transformar sua formação acadêmica. Ele morou dois anos na cidade de Fort Collins, nos Estados Unidos, para cursar o mestrado em Engenharia, na Colorado State University (foto em anexo). Experiência que ele considera transformadora.
"Foi um período extremamente transformador e construtivo, a oportunidade de compartilhar a sala de aula e o campus com pessoas do mundo todo compartilhando além de conhecimentos técnicos, vivências e culturas, é algo que vou levar por toda minha vida. Não há como expressar o quanto indico que todos tenham essa experiência!" recomenda Eduardo.
O mercado de intercâmbio no Brasil vive um bom momento. De acordo com a Associação Brasileira de Intercâmbio (Belta), em 2024, o crescimento do setor deve ficar entre 5 e 10% no país. Além disso, a pesquisa ainda aponta que estudar fora do país é o sonho de 75% dos alunos brasileiros. Os destinos mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Austrália.
A professora de inglês e proprietária da escola de idiomas Headway, Kellin Danuza Von Borstel, de Maravilha, também viu a vida mudar de rumo depois da primeira vivência internacional. Ela começou fazendo um curso de inglês em 2015, em Seattle, nos Estados Unidos. Em 2017, Kellin arrumou as malas novamente, desta vez rumo a Nova Iorque, para um curso de aperfeiçoamento das técnicas como professora de inglês. Já segura depois das vivências fora do Brasil, ela viajou como guia de um grupo de estudantes para Vancouver (foto em anexo). De lá para cá, o número de alunos que ela levou para compartilhar esta experiência só cresce para Austrália, Canadá e, em 2026, Nova Zelândia.
"O meu primeiro intercâmbio foi um divisor de águas em relação ao contato com a cultura, com a língua… Eu sempre digo para as famílias dos meus alunos que nada abre mais o campo de visão e impacte no comportamento dos adolescentes em casa do que o intercâmbio. Eles tem que se virar por um mês, saber lidar com o próprio dinheiro, se adaptar à organização da casa e ao tempo para tomar banho, por exemplo, já que são culturas diferentes. Eles voltam muito diferentes, mais responsáveis e, claro, muito mais viajantes e exploradores do mundo", afirma Kellin.
A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram @chapecointercambio. A entrada no evento é gratuita. Inscrições pelo link.
FEIRA DO INTERCÂMBIO
Data: dia 25/05
Horário: 14 às 20h
Local: Mogano Business Hotel, em Chapecó
Como participar do evento e ser solidário
A entrada no evento é gratuita, mas a organização pede que os participantes doem água, produtos de higiene e limpeza, roupas íntimas e brinquedos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Para incentivar as doações, serão sorteados um intercâmbio internacional de duas semanas e dois cursos de inglês online.
Conheça a programação completa
14h30/ 15h10 - Oportunidades de estudo e trabalho no exterior, com Fernanda Meneghel (diretora regional da Travelmate Chapecó) e Thiago Jorge Morgado (diretor comercial da Travelmate Brasil)
15h30/ 16h10 - Fazer o Ensino Médio no exterior vai mudar a sua vida, com Marina Dionízio (gerente nacional dos programas de High School da Travelmate)
16h30/17h10 - Oportunidades para trabalhar nos Estados Unidos, com Juliana Sans (gerente nacional dos programas de trabalho da Travelmate)
17h30/18h10 - Universidade no exterior, com Luan Souza (gerente nacional dos programas de Educação Superior da Travelmate)
18h30/19h10 - Oportunidades de estudo e imigração para o Canadá, com Diego Paiva (agente de imigração)
Contato para entrevistas
Fernanda Meneghel, diretora regional Travelmate Chapecó: 49 99945-2400
Gabriela Meneghel, diretora regional Travelmate Chapecó: 49 98882-8698
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.