Ciclone extratropical atingiu a região de Chapecó na quarta-feira (12), causando chuva e vento intensos e queda de árvores; temperaturas caem a partir desta quinta (13)
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos de Chapecó seguem desde a tarde de quarta-feira (12) na reparação dos estragos causados pelo ciclone extratropical que passa pela região Sul do País desde o início da semana, causando temporais com chuva persistente e intensa, ventos fortes e granizo. O momento mais crítico atingiu a região Oeste de Santa Catarina na noite de ontem (veja o vídeo).
Segundo o coordenador da DC em Chapecó, Valter Luciano Hüning, as rajadas de vento variaram entre 80 e 100 km/h. Foram registrados 26 casos de árvores que atingiram rede elétrica, residências e carros no perímetro urbano. Três pontos de maior gravidade necessitaram de guindaste e plataforma móvel para reparação na manhã desta quinta-feira (13). Aproximadamente 400 unidades seguem sem energia elétrica.
Segundo Hüning, o volume de chuva não foi tão elevado. “O acumulado foi de 55 mm nas últimas 24 horas, ou seja, não foi tão grande e foi bem distribuído, apesar da chuva torrencial daquele momento. Até o momento, 74 famílias foram auxiliadas com lonas para a proteção de seus bens, fornecidas pela Defesa Civil, que organizou e trabalhou com o Corpo de Bombeiros e a Seinfra. Nosso pedido é um pouco de paciência da população, porque há a necessidade de retirada das árvores, colocação de postes e depois a reposição de fiação elétrica”, afirmou.
> Receba atualizações da Flash Vip em tempo real no seu WhatsApp!
A Prefeitura de Chapecó registrou o destelhamento do CER do bairro Santo Antônio e pontos de alagamento na Unidade de Saúde do mesmo bairro, mas informou que os danos foram ajustados e o atendimento foi retomado com normalidade. Nenhuma unidade da rede municipal de ensino teve as aulas suspensas. Apenas no CEIM Aquarela foi orientado aos pais que deixassem os filhos em casa, pois houve uma queda de árvore que impactou três salas de aula. A medida é para melhor organização, mas a instituição receberá os alunos que comparecerem.
A passagem do ciclone extratropical trouxe um declínio acentuado de temperatura para todo o estado de Santa Catarina e gerou um alerta da Defesa Civil de frio intenso do Planalto Norte ao Extremo Oeste. Estas áreas seguem também em observação para o risco de ventos fortes nesta quinta-feira, em uma situação mais moderada, com ventos entre 20 e 40 km/h, e rajadas entre 60 e 80 km/h.
A previsão da Epagri/Ciram para Chapecó aponta temperatura mínima de 7ºC e máxima de 17ºC. A probabilidade de chuva é de 90%, mas com volume de apenas 4.7 mm. Na sexta-feira (14), as temperaturas devem baixar ainda mais, ficando entre 5ºC e 11ºC ao longo do dia, com 100% de chances de 0.2 mm de chuva.
Fernando Bortoluzzi