Home > responsabilidade social > Entrevista: Um projeto que deu frutos
17/05/2023 responsabilidade social

Entrevista: Um projeto que deu frutos

Equipamentos são entregues a pacientes da Clínica de Fisioterapia da Unochapecó através de recursos adquiridos pela Associação Recomeço

Nesta terça-feira (16), a Associação Beneficente Recomeço fez a primeira entrega de equipamentos a quatro crianças assistidas pelo Estágio em Fisioterapia Neurofuncional Infantil,  na Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó. Foram doados seis novos materiais. Yasmin Fredere e Rafael Cavalli receberam cadeiras de rodas personalizadas; Milena Vitória Foppa ganhou um andador e Lucas dos Santos foi presenteado com um aparelho de pressão, um oxímetro e um aparelho de sucção.

A Flash Vip realizou uma entrevista com a vice-presidente da Associação, Mara Dal Vesco, e a responsável pelo departamento jurídico, Miriam Hirsch Machado, que explicaram como surgiu a iniciativa. Confira:


Estiveram presentes no momento da entrega os familiares das crianças; integrantes da Recomeço; coordenação do curso de Fisioterapia e da Clínica Escola de Fisioterapia, e pró-reitorias de Ensino e de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó; além de representantes dos padrinhos da Recomeço. A ação integra o projeto Passo a Passo, que busca recursos para a aquisição de materiais ortopédicos, visando amenizar as dificuldades de mobilidade das crianças. 

Lucas dos Santos tem 14 anos e a mãe, Márcia Slotnicki, expressa gratidão pelo recebimento dos materiais. “Nos sentimentos muito felizes, porque não é sempre que a gente consegue comprar. O aparelho de aspiração vai ser muito importante para ele, nos dias em que fica gripado precisamos sugar, senão acaba se afogando. Às vezes, a pressão e saturação dele estão baixas e com o oxímetro e aparelho de pressão vamos conseguir controlar isso”, conta Márcia. 

A supervisora do Estágio em Fisioterapia Neurofuncional Infantil e também responsável pela área técnica da Associação, Michele Minozzo dos Anjos, explica que os materiais são muito importantes para a qualidade de vida das crianças e famílias. “Os equipamentos vão ajudar na mobilidade, na autonomia e na adequação postural dessas crianças, que são objetivos da fisioterapia, poder promover independência e qualidade de vida”. 

Vitor Tozzo, coordenador financeiro da Fullpack Embalagens, representou os padrinhos que estão doando recursos à Recomeço e convida outras empresas e pessoas a contribuir com o projeto. “Estamos orgulhosos do projeto Passo a Passo, que está saindo do papel agora. É muito bom visualizar esta ação e poder contribuir de alguma forma com a sociedade. Quem puder ajudar, procure conhecer a Associação, é muito satisfatório ajudar o próximo”. 

A presidente da Recomeço, Dete Zandavalli, finaliza afirmando que a entrega dos materiais às crianças foi um momento único. “Foi muito emocionante e nas próximas entregas serão outras emoções. Ficamos muito felizes porque estamos conseguindo realizar nosso projeto de vida, que é ajudar essas 22 crianças atendidas pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó. Os equipamentos são caros, precisamos de mais gente ajudando, mas agradecemos à nossa assessoria e à imprensa por nos levar às pessoas, para que elas vejam o resultado das doações, que vale a pena investir na Recomeço e nas crianças”, pondera.   


Você pode ajudar!  

Quem desejar colaborar neste projeto, pode fazer doação em valores no formato de mensalidade, para que as necessidades possam ser resolvidas de forma rápida e efetiva, evitando o tempo de espera das crianças pelos equipamentos que necessitam. Interessados podem entrar em contato através dos números (49) 98407-2148 (Dete), (49) 99987-2035 (Mara), (49) 99929-8233 (Tania), ou enviar mensagem via direct no perfil do Instagram @recomecochapeco.

Além das doações dos padrinhos, a Recomeço se compromete em buscar mais recursos para a manutenção do projeto, visto que, com o tempo, os materiais devem ser trocados conforme os progressos de quem os utilizar, assim como apoiar outras demandas que venham a ser solicitadas. 


Sobre a entidade

A instituição sem fins lucrativos foi fundada em novembro de 2022 por um grupo de voluntárias chapecoenses: Dete Zandavalli (presidente), Mara Dal Vesco (vice-presidente), Miriam Hirsch Machado (departamento jurídico), Tania Tamanini (tesoureira), Silvia Freddo (1ª secretária), Luciana Bramatti (2ª secretária), Carla Filipak e Branca Bragaglia (conselheiras), Michelle Minozzo dos Anjos (área técnica), Graciela Heckler (departamento de projetos), Carla Hirsch e Sônia Giaretta (departamento de comunicação), Silvia Baggio, Jessica Zandavalli (arte gráfica), Cleide Cerezolli (departamento de eventos) e Gabriela C Garbim (financeiro).


AUTORA

Mirella Schuch

Futura jornalista. Curiosa e amante da escrita.
LEIA TAMBÉM