Home > responsabilidade social > Empresas são reconhecidas por sustentabilidade
20/07/2023 responsabilidade social

Empresas são reconhecidas por sustentabilidade

15 organizações de pequeno, médio e grande porte, entidades e startups receberam o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

Um momento para realçar a importância da sustentabilidade e de mostrar que é possível fazer sempre mais nas organizações. Assim foi a noite de premiação dos vencedores do 3º Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. 15 empresas de pequeno, médio e grande porte, entidades sem finalidade econômica e startups receberam o reconhecimento. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Unochapecó, na terça-feira (18), contou com apresentação de violino de alunos do Programa Verde Vida. Confira abaixo os vencedores.

Organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o objetivo do Prêmio é reconhecer as empresas, entidades e startups associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis. O Prêmio também busca promover o comprometimento sustentável das empresas, difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, estimular as organizações a alinharem suas práticas de gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolver a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizar e envolver os colaboradores, entre outros.

“Todos que se inscreveram estão de parabéns por implementarem ações que trazem mudanças para a sociedade. São pequenas sementes que estão sendo plantadas e que vão mostrando aos demais que essas iniciativas trazem mudanças positivas nas empresas e para a sociedade. O Prêmio enaltece essas ações e incentiva que mais pessoas e organizações se engajem na sustentabilidade”, enfatizou o primeiro vice-presidente da ACIC, Helon Rebelatto.

O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, lembrou da primeira edição e frisou que o Prêmio atingiu um grau de maturidade. “A primeira edição foi difícil de organizar e agora já temos um grande crescimento no número de inscritos. O Prêmio é importante porque tem envolvimento das pessoas e de ideais. Gostaríamos de premiar todos que participaram, pois fazem parte desse movimento em prol da sustentabilidade. Precisamos de um mundo melhor, mais coerente e essas organizações e pessoas fazem a diferença e contribuem para preparar o mundo para as próximas gerações”.

A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC, Taise Perondi, salientou que houve crescimento de 94% no número de inscrições em relação à última edição, realizada em 2021. “Fico feliz por sermos pioneiros nessa premiação no oeste catarinense. Dos inscritos, apenas 15 receberam a premiação, mas todos são cases de sustentabilidade e merecem reconhecimento. Todas as iniciativas são exemplos de um futuro melhor, mais justo e equilibrado”.

O presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, sublinhou a importância do Prêmio para o cumprimento dos ODS. “É uma maneira de cumprir as 17 metas da ONU para termos uma vida melhor. Está na mão de todos nós fazer isso acontecer”, realçou. “O crescimento do número de inscritos mostra que as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade”, enfatizou a vereadora Sueli Suttili. “As empresas e entidades mostraram muitas práticas que melhoram a vida em sociedade e auxiliam na transformação para um mundo melhor”, complementou a gerente de resíduos sólidos de Chapecó, Graciela Heckler.


Sobre o prêmio

Nesta edição, foi incluída no regulamento a categoria para startups. O Prêmio contempla três categorias: empresas associadas à ACIC (pessoas jurídicas com fins lucrativos, que exploram as diversas atividades econômicas com finalidades comerciais); entidades associadas à ACIC (pessoas jurídicas que atuam no âmbito do terceiro setor, sem finalidade econômica); e startups (organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados).

“As entidades e startups foram avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte: micro e pequena empresa, média e grande empresa”, explicou o professor da Unochapecó e integrante do Núcleo de Sustentabilidade, Sady Mazzioni. Todos os inscritos receberam certificado de participação.

O júri foi composto pelo gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani Papel e Embalagem, conselheiro e ex-presidente do Movimento Excelência SC, Leandro Alexis Farina; pela sócia na Marins Bertoldi Advogados, com expertise em direito ambiental e regulatório, Loraine Bender; e pela diretora na Patercon Serviços Contábeis, conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em várias gestões, coordenadora da Comissão do Balanço Socioambiental do CRCSC e membro da Comissão Mista da Certificação de Responsabilidade Social da Alesc, Raquel de Cássia Souza Souto.

O Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade deste ano teve patrocínio do Grupo Eko’7, Engechap, Floraoeste Engenharia, Grupo GV Grandes Valores, Nord Electric e Sicredi.


EMPRESAS E ENTIDADES PREMIADAS

Categoria Entidade Sem Finalidade Econômica

  • 1º lugar: Verde Vida Programa Social para Crianças e Adolescentes
  • 2º lugar: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)
  • 3º lugar: Grupo Escoteiro Maçarico 155/SC


Categoria Startups

  • 1º lugar: Moeda Verde – Distribuição Online de Conteúdo Sustentável
  • 2º lugar: Dimotech Soluções em Tecnologia
  • 3º lugar: PackID


Categoria Micro e Pequena Empresa

  • 1º lugar: Centro Educacional Dom Bosco
  • 2º lugar: Happiness Lab
  • 3º lugar: Mother Care Kids – Educação Infantil


Categoria Média Empresa

  • 1º lugar: Mogano Hotel
  • 2º lugar: Grupo Coonecta (E.T. Incorporações)
  • 3º lugar: Kemia Tratamento de Efluentes


Categoria Grande Empresa

  • 1º lugar: Cooperalfa – Cooperativa Agroindustrial Alfa
  • 2º lugar: Eko’7
  • 3º lugar: Sicoob MaxiCrédito – Cooperativa de Crédito Maxi Alfa de Livre Admissão de Associados


Texto e fotos: MB Comunicação

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM