O termo bilinguismo vai além de aprender um segundo idioma, é uma imersão na língua desde o ensino infantil
A metodologia de ensino da Maple Bear Chapecó traz práticas canadenses de educação bilíngue. O programa é aplicado no Brasil em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Ministério da Educação (MEC). Os estudantes começam a aprender inglês na pré-escola usando um sistema de aprendizagem de imersão em inglês com foco no aluno, baseado na pedagogia educacional canadense e nas melhores práticas do mundo. O aluno tem papel ativo no processo de aprendizagem e conta com o professor como um facilitador.
A diretora acadêmica da Maple Bear Chapecó, Natalya Maruiama, explica que, diferente do que algumas pessoas entendem por bilinguismo, o termo vai além de aprender um segundo idioma. “O bilinguismo é um recurso, não um fim. Trata-se de uma oportunidade para que os alunos, por meio da imersão completa no segundo idioma desde a educação infantil, possam vivenciar um ambiente multicultural, desenvolvendo de forma natural a habilidade de pensar em outra língua e aprimorar a capacidade rápida e confortavelmente a diferentes contextos”, esclarece.
A educação é a principal ferramenta do processo, sempre com uma abordagem de compreender as necessidades dos alunos, adotando estratégias focadas no aprendizado prático por meio da vivência, da experimentação e do compartilhamento. “Essa é a diferença fundamental de ‘aprender inglês’ para ‘aprender em inglês’", completa.
A profissional ressalta, ainda, que o desenvolvimento da língua inglesa traz inúmeros benefícios para o jovem aluno: melhor concentração, habilidades analíticas e capacidade multitarefa; maior senso de autoestima e identidade; capacidade de viver no exterior e aprender outras línguas estrangeiras; exposição a mais de uma cultura, o que leva a uma perspectiva global; e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Uma das profissões de maior peso, a do pedagogo, é celebrada no próximo dia 20, para reforçar a importância daqueles que se capacitam constantemente, planejam, coordenam e executam projetos em prol da educação. Do grego Paidagogos, o termo é formado pelas palavras paidós (criança) e agogos (condutor). Assim, o educador tem a responsabilidade de conduzir o aprendizado dos pequenos.
O papel do pedagogo na educação infantil e fundamental ultrapassa o lecionar em sala de aula. E não só o docente ensina, mas também aprende diariamente com seus alunos. Educar envolve reciprocidade e, como expressa Natalya, exige comprometimento, capacitação, empatia e, é claro, amor pela profissão. “Ter uma relação próxima com os alunos permite ao docente entender a maneira de pensar e agir dos pequenos, possibilitando a adaptação das estratégias de ensino de acordo com o cenário em questão”.
E, neste sentido, o processo educativo precisa ser embasado por metodologias que visem atingir os objetivos que se pretende com o ensino-aprendizado. Um dos princípios que formam a base do programa Maple Bear é a educação holística, na qual o aprendizado da criança acontece em todas as esferas: física, intelectual, emocional e social.
O programa utiliza uma abordagem de ensino integrada, onde as matérias se completam em unidades temáticas. Assim, novos conceitos são apresentados durante atividades planejadas tanto a pequenos grupos, quanto à turma toda reunida. “Os educadores da Maple Bear entendem que os alunos possuem ritmos diferentes de aprendizado e por isso incentivam o desenvolvimento de atividades individuais e em pequenos grupos. Assim, é possível ampliar a capacidade de aprendizado da turma”, explica Natalya.
Ela ainda salienta que o programa acadêmico é elaborado por educadores do Canadá e do Brasil, que fazem uma junção entre as metodologias de sucesso do ensino canadense e as regulamentações curriculares brasileiras.
Mirella Schuch