Fundeste/Unochapecó celebra 55 anos de história com a educação regional.
No dia 4 de julho, a Unochapecó completou 55 anos de uma trajetória marcada pela educação, inovação e o compromisso com o desenvolvimento regional. A Universidade nasceu do esforço coletivo de lideranças e estudantes que, com cartazes e faixas, clamaram por uma Instituição de Ensino Superior no Oeste catarinense.
Com o apoio da UDESC e do então secretário de Estado dos Negócios do Oeste, Plínio Arlindo de Nês, foi criada a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), responsável por transformar esse sonho em realidade. O primeiro curso, Pedagogia, foi implantado em 1971 e deu início à expansão da educação superior na região.
Segundo o professor Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, presidente da Fundeste, a atuação comunitária foi fundamental ao longo das décadas. “Desde o início, a Fundeste sempre buscou respeitar a identidade regional e atuar em prol do desenvolvimento. Acreditamos que a educação transforma, e essa transformação precisa nascer do diálogo com a comunidade que atendemos”, ressalta.
Sob a liderança de gestores como o atual reitor Claudio Jacoski, a Universidade viveu momentos importantes: a consolidação dos programas de pós-graduação, o fortalecimento da Inctech e a criação do Pollen Parque Científico e Tecnológico. A Instituição também inovou com a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), e conquistou reconhecimento como a Universidade mais inovadora de Santa Catarina, segundo a Fapesc. Além disso, soma mais de 44 mil egressos e 8 mil estudantes ativos em todos os níveis de ensino, incluindo Graduação, Pós-Graduação e Colégio Uno.
Como parte das comemorações pelos 55 anos da Fundeste/Unochapecó, foi realizada uma Sessão Solene do Conselho Superior (Consup) e Conselho Universitário (Consun), no Complexo de Eventos Tabajara. O evento homenageou 55 egressos que se destacaram em suas trajetórias profissionais, bem como 26 entidades e ex-presidentes da Fundeste. Um momento de destaque foi a homenagem ao professor Plínio Seidler, primeiro colaborador da instituição a completar 50 anos de vínculo.
O reitor Claudio Jacoski expressou gratidão a todos que contribuíram com a construção da Universidade. “Esses 55 anos representam a materialização de um sonho coletivo. A Unochapecó é hoje um agente estratégico de futuro para o Oeste catarinense”, afirmou.
FVcomunica!