Home > cultura > Chapecó terá ‘Semana da Música’
07/03/2022 cultura

Chapecó terá ‘Semana da Música’

Com oportunidades de capacitação para profissionais da área, mesa redonda, palestra e shows, programação gratuita abre o Magnólia Festival

Com ações totalmente gratuitas, a primeira edição da “Semana da Música” acontece a partir de 15/03 em Chapecó. Premiada pelo Edital Aldir Blanc 2021, do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, o evento abrange uma gama de artistas com produções atuais em destaques no cenário musical catarinense. O projeto se baseia em possibilitar que profissionais tenham oportunidade de capacitação, e mesmo longe dos grandes centros urbanos possam atualizar seus conhecimentos e se preparar para o mercado, e garantir o acesso das comunidades, inserindo e aproximando arte e cultura da rotina das pessoas.

A programação de capacitações e apresentações abre o maior festival de música do Oeste catarinense - o Magnólia Festival, que acontece no sábado, 19. “A Semana da Música foi pensada para as pessoas. Trazemos a oportunidade de profissionalização, online, sem precisar sair de casa, para pessoas de qualquer lugar do mundo, com profissionais com ampla experiência, shows com grandes nomes da música de Santa Catarina e também com músicos locais, a fim de aproximar os artistas da sua própria comunidade. Acreditamos muito na humanização das pessoas a partir da experiência cultural e que ela deve acontecer para todas e todos”, explica a fundadora do Magnólia Festival e da Semana da Música, Ana Laura Diaz.


A cantora Amanda Cadore é uma das atrações confirmadas. Foto: Kaline Schenatto

Inscrições abertas

As capacitações iniciam em 15/03 com o Masterclass "Frentes de Trabalho para Autogestão de Carreiras na Música", com Dani Ribas, de São Paulo, que irá abordar o trajeto independente dos artistas entre produzir, lançar e distribuir o seu próprio material.

Na quarta, 16/03, o paulista Fernando Gabriel irá palestrar sobre o tema "Inteligência artificial para impulsionar carreiras", abordando estágios de carreira, grandes desafios, modelo de operação e tipos de investimentos. Ainda na quarta é dia da mesa de debates com representantes dos principais festivais de música de Santa Catarina, entre eles Bradamundo, Congresso Bruxólico, Saravá, Arvo e Magnólia. O encontro será sobre "A importância da (re)articulação dos festivais no desenvolvimento da música catarinense".

As inscrições para as ações formativas podem ser efetuadas até 15/03 pelo site do Magnólia Festival, por meio da plataforma Sympla. É possível participar de todas as atividades, ou dos encontros de maneira separada, por área de interesse, que acontecem pela plataforma Zoom Meeting. Os participantes que concluírem a formação que se propuseram a participar receberão certificação. 





Shows gratuitos

Quem acolhe os shows gratuitos que integram a programação é o Distrito Food Park, localizado na Avenida Porto Alegre, no Centro. Um lugar simples, aberto, com grande área ao ar livre, considerando os cuidados sanitários com o público, a equipe e os artistas. “Essa parceria é muito importante. O setor cultural e de eventos está saindo do meio de uma grande crise e necessita de espaços de acolhimento e contribuição de todos para que se restabeleça e se reconstrua, aos poucos. O vínculo entre setores distintos - desde o privado, como acontece nesse caso - até o setor público, como é a nossa meta para as próximas edições, fortalece os profissionais, gera emprego, renda, traz mais qualidade de vida para as pessoas. Além de toda a experiência positiva que o contato e o acesso às ações culturais traz para o desenvolvimento da comunidade”, enfatiza Ana Laura. Os shows gratuitos não necessitam inscrição.

EJ se apresenta na quinta-feira (17), às 18h. Foto: Divulgação



Programe-se

Os shows gratuitos iniciam na quinta-feira (17) às 18h, com EJ de Chapecó; às 19h quem se apresenta é Iara Germer de Florianópolis, e às 20h15 a artista Amanda Cadore encerra a primeira noite de shows.

Na sexta-feira (18) a Banda Pinhel, com integrantes de Chapecó e Pinhalzinho, abre a programação às 18h, seguidos pela Banda Orquidália, de Florianópolis, às 19h05 e Dandara Manoela, também da capital, encerra a primeira edição do projeto com apresentação marcada para às 20h15.


Banda Pinhel abre a programação de shows gratuitos da sexta-feira (18). Foto: Divulgação

Para Amanda Cadore, artista que iniciou sua carreira em Chapecó e integra a programação, é sempre bom voltar para casa. “É sempre bom voltar a tocar em casa, onde eu comecei a minha carreira, com um show coletivo, com a parceria de artistas locais que já estão a algum tempo nessa caminhada comigo, em um projeto que acolhe a música autoral. Acredito que todos nós, artistas, produtores, estamos passando por esse momento de reconstrução, sentindo as sequelas da pandemia, tanto emocionais quanto financeiras, estar de novo trabalhando é um incentivo, é o pontapé para essa reconstrução e reorganização, não só minha, mas de todo o setor. As pessoas podem esperar desse show músicas novas, um trabalho mais maduro, mais consistente e preparado com muito carinho, atenção, tempo, estudo e dedicação”, conta, sobre a expectativa da sua apresentação no projeto.


Magnólia Festival

A Semana da Música abre as atividades do Magnólia Festival - o maior festival de música do oeste de Santa Catarina, que acontece no sábado (19). Idealizado por produtores locais e Premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, o projeto coloca a região na rota dos shows nacionais.

“Sabemos do forte potencial da economia criativa na região e estamos olhando para isso. Pensamos em um projeto que traga os olhares das pessoas do País para Chapecó região. Muitos viajam para outras cidades, geralmente grandes centros urbanos, para assistir aos shows. O Magnólia abre a possibilidade para que esses shows, com grandes artistas nacionais, também aconteçam aqui, no interior, de maneira descentralizada, oportunizando o acesso da comunidade, trazendo reflexos econômicos para um região em potencial, que tem tudo para crescer cada vez mais, se for devidamente apoiada por diferentes setores. É possível ir às capitais ver esses artistas, mas agora também temos essa possibilidade acontecendo aqui”, explica a produtora Ana Laura.

Conforme registros da equipe de produção, juntos, os dois projetos irão gerar mais de 90 vagas de trabalho diretas, além de movimentar outros setores como turismo, transporte, hotelaria e gastronomia. A venda de ingressos já ultrapassa 80% do total e Chapecó irá receber pessoas de 70 cidades vindas de 6 estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 


Artistas

A programação do Magnólia traz grandes nomes da cena nacional como Marina Sena, MC Tha, Selvagens à Procura da Lei, Potyguara Bardo, VINAA, Batuk Freak, e as atrações locais, escolhidas pelo voto popular, Agoro e Manivas.

De acordo com Ana Laura, a programação inclui grandes artistas nacionais, que estão entre os mais ouvidos no Brasil e no mundo, além de espaço para a valorização de quem é daqui. “O Magnólia traz uma grande experiência sonora, artística e cultural”.

Para comprar o seu ingresso e garantir a sua entrada no maior festival de música do oeste de Santa Catarina, acesse o site do Magnólia Festival. Estudantes, idosos, professores e doadores de sangue pagam meia entrada. Além disso, o público pode adquirir o ingresso solidário, onde paga meia entrada e doa 1KG de alimento. Todos os alimentos arrecadados serão entregues ao Programa Viver, com a participação de artistas. 


Evento Seguro

Uma das principais preocupações e cuidados do projeto é garantir a integridade e a saúde de todos os envolvidos, por isso o Festival segue o “Protocolo Evento Seguro” com medidas sanitárias baseadas na Portaria SES número 1398, de 23 de dezembro de 2021, e suas atualizações, seguindo as diretrizes conforme o decreto. Dentre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras e a comprovação das duas doses da vacina para entrar no espaço.


Texto: Camila Almeida/Girassol Cultural 
Arte: Helton Mattei

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM