Será uma escola modelo, voltada para tecnologia e inovação, dentro da Unochapecó
Chapecó terá uma nova escola na rede pública municipal a partir de 2025, com vagas para mil alunos, do 6o ao 9o ano. A criação da Escola Básica Municipal Cívico-Militar Eli Maria Bellani foi anunciada pelo prefeito João Rodrigues, em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira.
“Serão vagas exclusivas para alunos da rede municipal da Grande Efapi. Será uma escola modelo, voltada para tecnologia e inovação, dentro da Unochapecó. A Prefeitura está alugando um prédio da universidade, com 3,7 mil metros quadrados, das 7h às 19h. Também serão utilizados laboratórios da universidade para oficinas. Com isso nós vamos rapidamente resolver a falta de vagas na Efapi e ainda oferecer um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito.
O reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, destacou a parceria com a Prefeitura, que foi firmada através de um protocolo de intenções, assinado nesta quinta-feira.
“Hoje é um dia histórico para a educação do nosso município, pois essa escola vai possibilitar a transformação social, com a oferta de sete oficinas, nas áreas de tecnologia da informação, Inteligência Artificial e Espaço Maker”, disse Jacoski. Ele acrescentou que além das mil vagas na nova escola, o município contratou 60 vagas no colégio da Unochapecó, que participarão do projeto de pesquisa “Aprendizagem Personalizada com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas”.
A Diretora Pedagógica e de Gestão da Secretaria de Educação, Márcia Wurzius, disse que as matrículas da rede municipal serão abertas em novembro e por isso os pais devem ficar atentos.
Também participaram do ato de assinatura o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, o vice-reitor José Alexandre De Toni, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andrea Maroco, o diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, Márcio da Paixão Rodrigues e o Procurador Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen.
Antes do início das aulas serão realizadas algumas obras complementares, como quadra esportiva e cercamento do prédio.
De acordo com o prefeito, com as mil vagas da nova escola, mais mil vagas do CEIM Mário Lanznaster, que está sendo finalizado, mais 1,1 mil vagas da escola e creche do bairro Desbravador e cerca de 700 vagas no CEIM Santa Maria, serão aproximadamente 3,8 mil vagas que serão ampliadas em 2025.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.