Home > cultura > ‘Chapecó em Colapso’ será exibido hoje
02/08/2022 cultura

‘Chapecó em Colapso’ será exibido hoje

Cineclube Helena realiza exibição e debate sobre documentário que retrata a crise da Covid-19 em Chapecó

O Cineclube Helena, do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, exibe hoje (2) o documentário ‘Chapecó em Colapso’, do jornalista e redator da FVcomunica!, Fernando Bortoluzzi. O filme é resultado do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, e retrata a crise da Covid-19 e o colapso do sistema de saúde ocorrido em Chapecó, em fevereiro de 2021. A exibição será aberta ao público, às 19h, no Salão Nobre da Unochapecó.


O documentário foi planejado e produzido por Fernando no início de 2021, e faz um recorte desde a confirmação dos primeiros casos até a recuperação do município após a superlotação nos hospitais. O tema veio com a proposta de preservar a factualidade em Chapecó, retratar o momento de pandemia na cidade e na região aos olhos de um jornalista. Para a orientadora do trabalho, a professora Angélica Lüersen, o principal desafio foi trabalhar uma temática complexa durante o período mais alto da pandemia de Covid-19 em Chapecó. De acordo com ela, desde o início, o autor do documentário se propôs a trazer um contraponto, ao invés de somente reproduzir o que era publicado diante daquela situação. 

A exibição contará com a presença do diretor e convidados, que buscarão instigar um debate criativo com o público presente no evento. Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul poderão ainda validar a presença com 4 horas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) de Cultura.


Informações: Unochapecó

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM