Home > responsabilidade social > Associação Recomeço propõe isenção de ICMS
07/06/2023 responsabilidade social

Associação Recomeço propõe isenção de ICMS

Voluntárias da entidade sugerem à Secretaria da Fazenda do Estado ações que facilitem o acesso a materiais ortopédicos e a mobilidade de pessoas com deficiência

No final do mês de maio, a presidente e a responsável pelo departamento de eventos da Associação Beneficente Recomeço, Dete Zandavalli e Cleide Cerezolli, reuniram-se na Secretaria da Fazenda de Santa Catarina com o chefe de gabinete Dr. Júlio Marcelino Jr., o auditor fiscal Francisco Martins e o secretário adjunto Augusto Piazza. Dentre as pautas conversadas, estiveram: a proposição de isenção de ICMS na fabricação dos equipamentos de mobilidade, como órteses, próteses e cadeiras de rodas; a regionalização do setor que lauda as necessidades e medidas das pessoas que precisam destes materiais ortopédicos; e a reativação da Fundação Nova Vida, para amenizar as dificuldades que enfrentam as PCDs.


Dete Zandavalli explica que as crianças e adolescentes atendidas pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó, por exemplo, precisam deslocar-se até Florianópolis várias vezes para tirar medidas para a confecção do equipamento – que são especiais – e que, devido à demora nos trâmites para a liberação, pode levar mais de dois anos e, quando o material chega, já não serve mais, pois a criança cresceu e teve sua estrutura corporal transformada. “Ao regionalizar o setor que lauda essas necessidades para que isso não seja feito apenas na capital do Estado, amenizamos o desgaste físico e psicológico dos pacientes e familiares, além de reduzir o tempo de espera pelos equipamentos. Acreditamos que esse processo seja menos oneroso para o município e Estado. E com a reativação da Fundação Nova Vida, ela seria parceira das entidades catarinenses, a exemplo das APAEs e do CAPP, e auxiliaria muito na aquisição desses equipamentos, que são caros”, afirma a presidente da Recomeço.

A Recomeço tratou das respectivas demandas com o deputado estadual Marcos Vieira e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal. Dete Zandavalli expõe que em todas as reuniões foram orientadas sobre a Associação Recomeço possuir um registro de utilidade pública, tanto municipal quanto estadual, e que o presidente da Alesc se prontificou a indicar o registro da Recomeço no Estado. “Sabemos que nosso trabalho é árduo, mas vamos tentar da melhor maneira auxiliar o maior número de pessoas possível”, finaliza.


No último dia 30, a Associação tratou ainda as demandas com o secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, e nesta semana se reúne com Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Chapecó, para fortalecer as reivindicações feitas em Florianópolis.


Sobre a Associação Recomeço

A instituição sem fins lucrativos foi fundada em novembro de 2022 por um grupo de voluntárias chapecoenses e abraçam o projeto Passo a Passo, que está em busca de padrinhos para a aquisição de materiais ortopédicos, que são entregues para as crianças e adolescentes atendidos pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó, através do Estágio em Fisioterapia Neurofuncional Infantil. Integram a Recomeço: Dete Zandavalli (presidente), Mara Dal Vesco (vice-presidente), Miriam Hirsch Machado (departamento jurídico), Tania Tamanini (tesoureira), Silvia Freddo (1ª secretária), Luciana Bramatti (2ª secretária), Carla Filipak e Branca Bragaglia (conselheiras), Michele Minozzo dos Anjos (área técnica), Graciela Heckler (departamento de projetos), Carla Hirsch e Sônia Giaretta (departamento de comunicação), Silvia Baggio, Jessica Zandavalli (arte gráfica), Cleide Cerezolli (departamento de eventos) e Gabriela C Garbim (financeiro).


Fotos: Divulgação

AUTORA

Mirella Schuch

Futura jornalista. Curiosa e amante da escrita.
LEIA TAMBÉM