Home > registro > Ações contra a Covid-19 em SC
22/05/2020 registro

Ações contra a Covid-19 em SC

Governo do Estado apresenta à Fecam ferramenta para ações regionalizadas de combate à pandemia.

O Prefeito Luciano Buligon e representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram, hoje pela manhã, de reunião com o Governo do Estado de Santa Catarina. O encontro contou com participação de representantes de órgãos da Saúde, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Associações de Municípios e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A reunião abordou futuras medidas que podem ser aplicadas no enfrentamento ao novo coronavírus no Estado, disponibilizando aos municípios catarinenses o acesso à base de inteligência de dados utilizada pelo governo estadual, para balizar as ações regionalizadas.

O governador destacou que a fonte de dados permitiu a tomada de decisões no momento certo, condição fundamental para minimizar os impactos da pandemia em Santa Catarina. “Com esta ferramenta vamos compartilhar com os municípios informações fidedignas e alinhadas ao conceito central do Estado, mas que permitirão ações regionalizadas”, afirmou Carlos Moisés.

Resultado do trabalho intersetorial entre técnicos do Governo do Estado e de diversas entidades, como MPSC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Social Good Brasil e Data Science Brigade, a ferramenta vai apresentar dados oficiais, atualizados e monitorados em tempo real. “Temos uma base de dados robusta e transparente. Isso garante apoio importante para a tomada segura de decisões dos gestores municipais”, assegurou o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Conforme o prefeito de Chapecó, novas metas foram apresentadas na reunião, através deste estudo, dando uma semana para que os municípios se adaptem às medidas e/ou embasem novas decisões para o enfartamento da pandemia Covid-19. 

Veja o comunicado oficial de Luciano Buligon.


Administração municipal mantém o isolamento de espaços e locais públicos

A Administração Municipal informa que o isolamento de algumas ruas e espaços públicos, atendendo ao Decreto Nº. 38.877 que estabelece medidas relativas ao enfrentamento ao coronavírus em Chapecó, prosseguem neste fim de semana.

Isolamento de espaços públicos

  • Parque da Efapi | o acesso será controlado e entrada liberada apenas para pessoas que prestam serviços públicos no local;
  • Centro de Cultura e Eventos | estacionamento fechado;
  • Parques | fechados;
  • Praças | isoladas com fita.

Isolamento de ruas

O isolamento será feito pela Guarda Municipal nesta sexta-feira (22), a partir das 18h.

  • Prolongamento da Avenida Getúlio Vargas | entre as ruas Xanxerê e Concórdia;
  • Distrito de Goio-en | isolada a Prainha e espaço de estacionamento.

Além disso, a Guarda Municipal vai realizar fiscalizações com o objetivo de evitar aglomerações e orientar sobre a importância do uso de máscaras e medidas preventivas.



Fontes: Prefeitura de Chapecó e Secretaria de Estado da Comunicação - Secom

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM