Home > saúde > Ação do Dezembro Vermelho em Chapecó
29/11/2023 saúde

Ação do Dezembro Vermelho em Chapecó

Serão realizados os testes rápidos para as ISTs como Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV.

Ação de testagem rápida e orientações à população referente ao Dezembro Vermelho. Essa será uma atividade realizada pela equipe da Secretaria de Saúde, com apoio do Serviço de Atendimento Especializado - SAE em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. A atividade acontecerá na sexta-feira (01), das 13h às 17h no Terminal Urbano de Chapecó, na Rua Clevelândia, nº 152-E, Centro, na Associação dos Diabéticos de Chapecó. 

Serão realizados os testes rápidos para as ISTs como Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV, além da oferta de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e orientações sobre o uso em uma abordagem de prevenção combinada.

O Secretário de Saúde Jader Danielli enfatiza que o Dezembro vermelho é um mês de grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis) e que a Secretaria de Saúde oferece aos seus usuários a testagem durante o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atendimento Especializado - SAE.

“No Dezembro Vermelho, as equipes reforçam ações para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento, além de buscar reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com HIV”, comentou. 


SAE

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS está instalado junto à Policlínica Municipal (rua Jorge Lacerda, n.º 70), e é referência para 36 municípios da região, pactuados no atendimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e seus parceiros, que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes). O serviço também faz o atendimento e acompanhamento da investigação de crianças expostas ao HIV pela transmissão vertical (da mãe para o filho); consultas em infectologia para pacientes externos referenciado pelo SISREG; e avalia a indicação da Profilaxia Pós Exposição (PEP), indicada em casos de violência sexual, exposição ocupacional e relações sexuais consentidas em que não houve o uso do preservativo.

O SAE conta com equipe multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e assistência social. São realizados atendimentos individuais e trabalhos em grupo para pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de atendimento de solicitações de empresas/instituições no que se refere à temática das ISTs, com enfoque na prevenção.

Fotos e Informações: Prefeitura Municipal de Chapecó

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM