Home > guia cultural > A Paciente Silenciosa
22/05/2020 guia cultural

A Paciente Silenciosa

Thriller psicológico de Alex Michaelides prende o leitor do início ao fim.

A paciente silenciosa é um thriller psicológico, a trama desenvolve a história de Alicia Berenson uma pintora famosa, casada com Gabriel, um fotógrafo de moda. Alicia foi acusada de ter assassinado seu marido com cinco tiros no rosto, ela foi encontrada na sala junto ao corpo de Gabriel com os pulsos cortados.

“Um amor que não inclui a honestidade não merece ser chamado de amor.”


Após o ocorrido Alicia entra em silêncio profundo, não emite uma palavra sequer, é levada a julgamento e, enquanto aguarda a sentença em prisão domiciliar, Alicia pinta um autorretrato e o nomeia de ALCESTE. Alceste é uma heroína de um mito grego, típica tragédia de amor, que sacrifica a própria vida pelo marido Admeto, morrendo em seu lugar.

“A fúria assassina, fúria homicida não nasce no presente. Ela tem origem no território anterior a memória, no mundo da primeira infância, com abusos e maus-tratos, que vão se acumulando ao longo dos anos até explodir – não raro contra o alvo errado.”


Depois sentença, ela foi encaminhada a uma clínica psiquiátrica chamada Grove. A narrativa da história é intercalada em partes pelo diário de Alicia e pelo psicoterapeuta Theo Faber, que acompanha o desdobramento da história de perto, inclusive visita a galeria de Alicia e contempla a obra Alceste. Seis anos após começar a trabalhar no Grove, Theo obtém autorização para trabalhar com Alicia, que ainda permanece em silêncio desde o crime.

“Emoções não expressadas jamais morrem. Elas são enterradas vivas e voltaram mais tarde, mais feias.”


Ele acredita que consegue ajudar Alicia com psicoterapia, como a mesma não fala, ele vai em busca de relatos da família e de amigos do casal, ao mesmo tempo ele enfrenta seus problemas pessoais. O que nos intriga durante a leitura é a dúvida: seria Alicia a culpada pelo crime? Teriam mais envolvidos? Por que ela fica em absoluto silêncio após o crime, não se defende e nem se declara culpada?

A paciente silenciosa foi minha primeira experiência de leitura no Kindle, baixei o app no celular, o legal é que você consegue acompanhar o percentual de leitura, quanto tempo falta para finalizar cada capítulo, quantas horas de leitura restam para finalizar o livro. Iniciei a leitura no domingo e finalizei na terça, fazia algum tempo que um livro não me “pegava” desse jeito, a história é bem construída, na qual o leitor sequer imagina o vai acontecer no final.

título A Paciente Silenciosa
autor Alex Michaelides
editora Record
gênero Suspense
350
páginas

AUTORA

Kamila Bonamigo

Colunista convidado da FV, é economista, gestora financeira há 10 anos e apaixonada por livros desde sempre!
LEIA TAMBÉM