Home > inovação > 1ª Semanaje Chapecó incentiva jovem empreendedor
03/06/2022 inovação

1ª Semanaje Chapecó incentiva jovem empreendedor

Ações de fomento ao empreendedorismo serão desenvolvidas na próxima semana, de segunda-feira a sábado (6 a 11), pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC

Perfil empreendedor e liderança; construindo missão, valores e propósito de uma empresa; inovação; vocabulário empreendedor e felicidade no trabalho serão os temas abordados na próxima semana, de segunda-feira a sábado (6 a 11), na 1ª edição da Semanaje Chapecó. A Semana Estadual do Jovem Empreendedor em Santa Catarina é organizada pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc) e promovida localmente pelo Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Neste ano, o evento tem como tema "Liderar para avançar" e, para debater os assuntos propostos, o NJE desenvolverá o NJECast, um programa em formato de podcast, com discussões sobre assuntos relacionados ao universo do empreendedorismo. As publicações serão feitas diariamente no período da Semanaje, no YouTube da ACIC e nas redes sociais da entidade. Os integrantes do Núcleo também visitarão, no sábado (11), a empresa Sulmel, em Xaxim.



A coordenadora da Semanaje Chapecó, Vitoria Caroline Agazzi, enfatiza que a proposta é demonstrar a importância da livre iniciativa das profissões autônomas, como o nascimento de novos negócios. "O evento reúne temáticas atuais para empreendedores e aspirantes ao empreendedorismo, já que o Brasil disparou, em 2022, segundo o Sebrae, como a 7ª potência com o maior número de empreendedores no mundo". São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio do tipo no país. O percentual representa uma alta de 1,2 ponto percentual em relação a 2020.

Em 2021, Chapecó registrou - segundo o Governo Municipal - 6.677 novas empresas. O maior salto foi de Microempreendedores Individuais (MEIs), que passaram de 13.009 para 17.629, acréscimo de 4.620 empreendedores em apenas um ano. Em segundo lugar ficaram as microempresas, que passaram de 11.296 para 12.768, aumento de 1.472 negócios.

A Semanaje foi instituída pela lei estadual nº 15.833/2012 e acontece anualmente na segunda semana de junho. O objetivo é promover o empreendedorismo jovem por meio de ações na comunidade, poder público, escolas e universidades destinadas à divulgação, capacitação e promoção de novos negócios.

O coordenador do NJE, Vicente Aron Machado, enfatiza que a Semanaje traz à tona a importância que o jovem empreendedor tem na cadeia empresarial municipal, regional e estadual. "Por meio do evento, conseguimos levar um pouco mais à população o trabalho que é feito pelos jovens empreendedores locais e, ao mesmo tempo, contribuímos para fomentar o associativismo entre esses empresários com a sociedade. A Semanaje também tem o intuito de mostrar que, além das atividades intrínsecas do empresariado, promovemos diversas ações para debater e avaliar nossa atuação, como liderança, empreendedorismo, novas tecnologias, networking e outros temas fundamentais para o desenvolvimento como um todo".


Texto: MB Comunicação
Fotos: Unsplash

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM