Home > coluna > Você já ouviu falar em anosmia?
19/06/2020 coluna

Você já ouviu falar em anosmia?

Anosmia é o nome que se dá à pessoa que não consegue sentir o cheiro das coisas, associada a uma lesão no trato olfatório.

Por Lina Ana Medeiros Hirsch Kohler*



A anosmia é um sintoma presente em diversas doenças, como infecções respiratórias (gripes, rinites, sinusites), traumas, alergias, uso de medicamentos e desordens neurológicas (Parkinson e Alzheimer). Mas afinal, por que escrever sobre esse assunto?

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), também conhecido como Covid-19, está instalada mundialmente e tem tido um aumento substancial em nosso País nas últimas semanas. Conforme estudos, a anosmia é um sintoma comum em pacientes com essa doença.

No Brasil, está sendo realizada uma pesquisa e, até o momento, 501 pessoas responderam sobre os sintomas relacionados a Covid-19 e a anosmia esteve presente em 79% dos pacientes. Em torno de 20% realizou o teste para o novo coronavírus, sendo que 90% deles testou positivo.

Outro estudo realizado recentemente nos Estados Unidos mostrou que 60% a 80% dos pacientes ambulatoriais com Covid-19 relataram perda olfatória, já os pacientes internados apresentaram a queixa de anosmia em 5% a 35%. Em populações ambulatoriais, ou seja, aqueles pacientes que não necessitam internação, mas que apresentaram sintomas gripais associado a anosmia, tiveram seis a 10 vezes mais chances de testar positivo para a Covid-19.

O presidente do Conselho Nacional Profissional de Otorrinolaringologia da França defendeu uma ligação evidente entre a perda de olfato e a Covid-19, afirmando que nem todos os casos da doença desenvolvem anosmia, mas que todos aqueles que apresentaram o sintoma sem causa local ou inflamação, foram casos positivos para o novo coronavírus.

De uma forma geral, a anosmia é transitória e retorna em algumas semanas ou meses após a perda do olfato. Existem algumas medicações que podem ser usadas para a perda do olfato, além do treinamento olfativo, que deve ser individualizado para cada caso conforme a causa da anosmia, lembrando que sempre deve ser tratada a causa base da doença


Lina Ana Medeiros Hirsch Kohler CRM 16081 / RQE 12689 – Médica Otorrinolaringologista e colunista convidado da FV!

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM