Home > publi > Uma história a cada mordida
06/04/2022 publi

Uma história a cada mordida

Conheça a Patagônica Pizzaria

No dia 10 de março de 2022, a Patagônica Pizzaria completou um ano de testes, aprendizados e adaptação. Em 2021, os proprietários Fernanda Tormen Vasques e Samuel Tafernaberri Vasques colocaram à disposição de Chapecó seus conhecimentos de gastronomia familiar, que foram passados de avós para netos por gerações – uma das razões da homenagem e escolha do nome da pizzaria.

"O nome 'Patagônica' se deve a duas razões: parte de nossa família, de imigração espanhola, mais precisamente da região Basca, migrou da Europa para a região Patagônica Chilena, atual cidade de Pucón, família Tafernaberri. A parte italiana, família Rosseto Garibaldi, foi para a serra gaúcha, atual cidade de Flores da Cunha. Antigamente, as crianças ajudavam os mais velhos em todos afazeres e um dos que mais nos dava prazer era ajudar as 'nonas' a fazer pães, massas e, claro, pizza. Mas não qualquer pizza, a massa era de fermentação natural", contam Fernanda e Samuel.

Conhecido como estilo napolitano de pizza, feito com as mãos, para comer com as mãos, é muito difundido na Europa e ganha espaço no Brasil, com uma preocupação cada vez maior em relação a saúde e a qualidade dos produtos consumidos. 

"A receita de nossa família é muito antiga, assim como as técnicas de produção, que são aprimoradas desde os egípcios. Nossa receita de massa junta saberes e sabores de diferentes culturas culinárias e foram aprendidos aos nove anos de idade", revelam os proprietários. O processo começa com a fermentação estimulada pela adição de cerveja, utilizando Patagônia Weisse (outra razão do nome da pizzaria), adicionada a farinha 100% italiana. Esse tipo de farinha foi selecionada para suportar longas horas de fermentação natural, são 72 horas de descanso em cadeia de frio, processo que diferencia totalmente esse estilo das pizzas comuns, deixando a massa aerada, leve, muito digestível, sem falar nos aromas e sabores únicos.

Em 2021, a Patagônica Pizzaria atuou apenas com eventos, levando uma pizzaria estilo napolitana sobre uma kombi 1983, quase todas as semanas. Pela demanda de um local físico, pois a pizza é muito mais saborosa quando recém-saída dos fornos, dia 11 de fevereiro de 2022 foi inaugurada a primeira casa em Chapecó.

Com atendimento ao público nas sextas e sábados, das 18h às 22h, nos demais dias o espaço ‘La Fabbrica Patagônica’ fica à disposição para receber eventos. "Somos muito gratos pelo carinho do povo chapecoense e desejamos que cada um sinta e cuide deste local como sua própria casa", finalizam os proprietários.


 49 9 9959.7878
@pizzariapatagonica 
Benjamin Constant, 415 D / Centro / Chapecó/SC

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM