Home > publi > Sorriso em foco
19/12/2023 publi

Sorriso em foco

A importância da Periodontia e os cuidados essenciais para uma saúde bucal impecável.

Na busca constante pela saúde e bem-estar, não podemos de forma alguma negligenciar a saúde bucal. Nesse contexto, a Periodontia emerge como uma peça fundamental para a manutenção de um sorriso saudável e radiante, pois é a área da Odontologia dedicada ao estudo e tratamento das estruturas que sustentam os dentes, incluindo a gengiva, os ligamentos periodontais, o osso alveolar e outros tecidos circundantes. 

Conforme explica o cirurgião-dentista, especialista em Implantodontia e Periodontia, Juliano Silveira, problemas nessa região podem levar a condições como gengivite e periodontite, que, se não tratadas adequadamente, podem resultar em perda dentária e complicações sistêmicas. "O paciente chega ao consultório com sangramentos, sensibilidade dentinária e até problemas em mobilidade do dente, situações clínicas que, muitas vezes, passam despercebidas e devem ser avaliadas para manter o controle e a saúde bucal dessa pessoa", afirma Juliano.

O especialista lembra que a saúde bucal vai muito além de ter dentes brancos e alinhados. E até mesmo quando achamos que estamos cuidando dos nossos dentes, podemos danificá-los, ocasionando problemas bucais que serão percebidos a longo prazo. "Por exemplo, a escovação feita com excesso de força e uso de cerdas duras vai ocasionar ranhuras nos dentes e, com o tempo, isso pode causar uma série de situações, como retração da gengiva e sensibilidade dentinária. Entendemos o lado do paciente e passamos técnicas para que ele possa manter a higienização e saúde bucal em dia. Essa harmonia vai cessar as importunações como sangramento e mobilidade do dente", salienta.

Vale lembrar que a periodontia lida diretamente com a estabilidade dos dentes, influenciando a qualidade de vida do paciente, e para qualquer tratamento estético, como lentes de contato e facetas, precisa primeiro fazer uma avaliação periodontal para garantir uma gengiva sadia e poder dar o próximo passo.

"Além de tudo isso, doenças periodontais podem afetar não apenas a boca, mas também contribuir para agravar condições como diabetes, doenças cardíacas e complicações na gestação. Compreender a importância dessa especialidade e adotar cuidados adequados são passos essenciais para garantir não apenas a beleza estética, mas também a funcionalidade e a durabilidade dos dentes", orienta o cirurgião-dentista. 


AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM