Home > saúde > Sono e direção
08/04/2021 saúde

Sono e direção

Auxilia a evitar acidentes nas estradas e ainda contribui para saúde. Isso existe e tem nome: um bom sono.

Seria repetitivo usar esse espaço para reforçar que bebida alcoólica e direção não combinam. Mas, e se minha intenção fosse abrir os olhos diante de um ponto que impacta tanto em acidentes automobilísticos quanto a ingestão de álcool? Algo gratuito, que levamos onde vamos, auxilia a evitar acidentes nas estradas e ainda contribui para saúde de forma muito importante. Bom, isso existe e tem nome: um bom sono.


Então, estar descansado antes de viajar é importante? Sim! Pesquisas mostram que permanecer acordado durante muito tempo, no caso 17 horas e 24 horas, impacta no desempenho ao volante de maneira semelhante a níveis de embriaguez elevados, 0,05% e 0,1% respectivamente, ambos valores de níveis alcoólicos acima do permitido por lei. Além disso, outra recente pesquisa mostrou que motoristas que dormem cinco horas ou menos, têm maior risco em situações de emergências e demoram mais em uma resposta ao volante quando necessário. 

Diferentemente do bafômetro, não há testes objetivos para identificar a fadiga, e somos ruins para perceber que estamos cansados. Portanto, fique atento se for dirigir, em caso de estar dormindo menos de sete horas por noite, ficar acordado por mais de 16 horas seguidas ou acordar diversas vezes durante uma noite. Pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego descreve que aproximadamente 60% dos motoristas relataram já ter dirigido com sono na noite anterior e 25% dormiram na direção. 

Ao pensar na qualidade do sono, sabe-se que motoristas com distúrbios do sono têm de duas a três vezes mais chances de se envolver em acidentes. Por isso, identificar doenças do sono é tão importante, seja para motoristas profissionais ou a lazer. Se você ou conhecido apresenta ronco alto, sensação de que o sono não foi restaurador, dificuldade para dormir ou manter-se dormindo, ou ainda dificuldade para se manter acordado, uma avaliação de um médico especialista em sono pode ser muito importante.

Enfim, então na próxima vez que for fazer a revisão do carro para viajar, pense em revisar como tem dormido e na noite que terá antes da viagem. Afinal, o condutor do carro é peça-chave para uma viagem segura. No mais, bons passeios e bons sonhos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Rodrigo Kohler - Médico otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono - CRM/SC 13278 - RQE 12381


AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM