Condição causa retração da gengiva, ocasionando desconforto, sensibilidade e comprometimento da autoestima.
Motivos frequentes de consulta odontológica, as recessões gengivais provocam no paciente o temor da perda de um ou mais dentes e, ao mesmo tempo, causando um aspecto anti-estético que torna o dente “maior” em relação aos demais. Além disso, podem apresentar hipersensibilidade radicular provocada, principalmente, por estímulos térmicos, uma vez que a raiz do dente fica exposta ao meio bucal.
De acordo com o cirurgião-dentista, Dr. Lenoir Giachim, especialista em Periodontia e Implantodontia, a recessão gengival é a migração da gengiva ao redor do dente em direção ao ápice, deixando a raiz exposta. “Vários são os fatores que levam à recessão, alguns deles predispõem esta condição – como é o caso de pacientes com má posição dentária, camada fina ou ausência de tecido ósseo sobre esta raiz e gengiva pouco espessa”, explica.
Conforme o profissional, há também fatores que desencadeiam o processo de migração desta gengiva, tais como escovação traumática, movimentação ortodôntica fora do limite ósseo, inflamação gengival causada por acúmulo de placa bacteriana e contato oclusal traumático em determinados dentes. “Existem opções de tratamento há várias décadas e elas são constantemente aprimoradas, devido ao fato de esses tratamentos ocuparem um lugar importante em cirurgia plástica periodontal”, afirma Dr. Giachim.
É importante salientar que a avaliação clínica é a melhor maneira de diagnosticar as causas e ao mesmo tempo definir qual melhor forma ou técnica de tratamento. “Uma das maneiras de corrigir este defeito é a cirurgia plástica periodontal, através da retirada de tecido gengival do próprio paciente e enxertando no local com defeito, desta maneira cria-se uma gengiva mais resistente na volta do dente e corrige esta recessão, recobrindo a raiz desnuda, devolvendo a estética natural dos dentes”, orienta o cirurgião-dentista.
DR. LENOIR GIACHIM
Cirurgião-dentista CRO/SC 3131
Av. General Osório, 273-D
Jardim Itália | Chapecó/SC
49 3323.0037 / 49 99950.9100
@drlenoirgiachim
FVcomunica!