Home > publi > Procedimento menos invasivo para próstata
31/05/2022 publi

Procedimento menos invasivo para próstata

Técnica moderna internacional é alternativa para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata

Dificuldades para fazer xixi, vontade frequente de urinar e necessidade de levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro são exemplos de sintomas de Hiperplasia Prostática Benigna, que afeta os homens com maior incidência após os 50 anos de idade. Felizmente, com o avanço da tecnologia, a medicina conta com uma alternativa menos invasiva comparada ao procedimento padrão de Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) – popularmente conhecida como 'raspagem da próstata’.

Trata-se da HoLEP (Enucleação Endoscópica da Próstata com Holmium Laser de alta potência), considerada mundialmente como a mais moderna técnica para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata e que foi executada de forma pioneira em Chapecó há cerca de 10 meses pelo médico urologista Marcelo Zeni, e hoje está consolidada. “É um procedimento sem cortes, concluído em aproximadamente duas horas e com menor risco de sangramentos. O paciente fica internado de 12 a 24 horas e habitualmente vai para casa sem nenhuma sonda, ponto ou curativo. A recuperação é mais rápida e ele pode retornar precocemente às atividades diárias. E os resultados são imediatos e mais duradouros, melhoram a qualidade de vida, inclusive a sexual”, esclarece o urologista.

Com a HoLEP, é possível extrair um volume maior da próstata em comparação com a técnica padrão de Ressecção Transuretral da Próstata. A técnica de enucleação utilizando laser de alta potência é eficaz para qualquer volume da glândula e a retirada é feita por meio da uretra. Outro benefício é a durabilidade, uma vez que o crescimento do tecido é um processo contínuo. “A taxa de reincidência com a raspagem é de 1-2% ao ano, enquanto que pela técnica com laser o índice é de 0,4% em 15 anos, o que representa um tratamento com cerca de 30 vezes menos necessidade de novas cirurgias futuras. É a tecnologia a favor dos pacientes”, conclui Zeni.


DR. MARCELO ZENI
Urologista
CRM/SC 13359 / RQE 9899
Avenida General Osório, 273-D /
Edifício General Osório, Sala 601,
Centro / Chapecó
Instagram: @marcelozeni.uro
Telefone: (49) 3316.1771

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM