Home > guia cultural > Poker face
31/05/2022 guia cultural

Poker face

O que define um esporte da mente?

Nada mais é do que modalidades que não dependem única e exclusivamente da sorte e do nosso esforço muscular, assim como em outros esportes populares, mas sim do raciocínio lógico e de funções cognitivas. O Poker é um jogo reconhecido como “esporte da mente” desde 2010 pela IMSA (International Mind Sports Association), assim como o xadrez e o bridge por exemplo, e está tendo um crescimento tão grande que somos o país número um do mundo, segundo o ranking do site Pocketfives, e oito dos 10 melhores jogadores do mundo são brasileiros.

É um jogo que pode trazer diversos benefícios para os praticantes e muitos aprendizados para a vida, além, é claro, de todo o entretenimento e competitividade que muitos buscam em um novo hobby. Preparei alguns destes vários benefícios e ensinamentos que ele pode nos trazer para nossa vida pessoal e profissional, inclusive alguns destes itens do Poker são passados como uma disciplina para tomada de decisões sobre negócios em universidades como Unicamp e Harvard.


PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Para mim um dos itens mais importantes desta lista e que muitos geralmente só aprendem errando. Não só no Poker, mas também em outras áreas profissionais devemos ter um grande cuidado e planejamento com nossas ações que envolvem dinheiro e diversas outras variáveis. Por isto você deve ter uma boa gestão de banca e planejamento do que fazer se houver algumas variáveis negativas pelo caminho, isto vai lhe ajudar para que você esteja sempre um passo à frente e que não passe por sustos inesperados.


RESILIÊNCIA

Aprender a perder é uma das lições que você vai desenvolver rapidamente com o Poker, visto que perdemos 70% das vezes e temos vitórias somente em 30% das partidas. Com isso a resiliência entra como um ponto muito forte que vai definir o sucesso da sua carreira. Você tem dois caminhos a seguir, um deles é desistir e o outro é ser resiliente e continuar fazendo as ações que sejam mais corretas a longo prazo e saber que logo irá superar esta fase ruim. 


GENTILEZA GERA GENTILEZA

É clichê falar isto, mas no Poker não é diferente, tudo aquilo que você faz com um sorriso no rosto e com educação, irá refletir para você em algum momento, seja em um convite para um novo trabalho, um convite para uma parceria e muitas outras coisas boas podem vir até você. Então a dica que dou é: cerque-se sempre de pessoas melhores que você, fazendo um bom networking as oportunidades irão aparecer.  


Texto por CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA Poker Player e Sócio na Cardroom Poker Team e Campeão WSOPC#07 2020

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM