O estilo Romântico/Dramático que mais uma vez conquista a moda e evidencia o poder feminino através de um reinado de 64 anos.
Rainha Vitória vem ditando moda desde o século XIX e agora, mais do que nunca. Em 2020, o estilo vitoriano incorpora os looks urbanos através de elementos característicos como as mangas bufantes, o decote moderado e a cintura marcada, mostrando que os looks casuais podem ser mais interessantes. Alexandrina Vitória Regina (Rainha Vitória) herdou seu trono muito jovem, aos 18 anos, ficando no poder por 64 anos, tendo seu governo conhecido como “Era Vitoriana” (1837- 1901). Rainha Vitória estudou geografia, história e falava três línguas (inglês, francês e alemão), além de tocar piano. Aboliu a escravidão no Império Britânico (1838) e reduziu a jornada de trabalho dos trabalhadores da indústria têxtil, em 1884.
Extremamente vaidosa, Vitória influenciou a moda de seu reinado, como nunca visto antes. O véu e grinalda estão aí para provar isso. Elementos marcantes na sua indumentária podem ser claramente apreciados no filme The Young Victoria, ganhador do Oscar em 2010 com o Melhor Figurino.
A shape dos ombros caídos e bufantes vem como uma característica bastante marcante — se não a principal característica — e essa estrutura é vista em renda, tule, organza, linha, couro e até em tecidos sintéticos como o Nylon.
Golas altas plissadas, bem ao estilo “recatada e do lar”, ressurgem e fazem um belo contraponto com a transparência da renda. A cintura marcada dá o tom da feminilidade e ganha novos ares quando incorporada com elementos do streetwear como o jeans e o tênis.
Muita renda, muito tule e bordados à mão são apresentados nas coleções das semanas de moda com Giambattista Valli, Elie Saab, Valentino e Chanel, em Paris e Fendi, em Milão. O Neo Vitoriano, apesar de romântico, traz ares bastante teatrais e dramáticos, o que combina perfeitamente com o estilo criativo, se tornando um prato cheio para criar produções mais ousadas e fora do comum.
Podemos incorporar esse estilo com um cropped ou body de decote quadrado e mangas bufantes com calça jeans, mini saia e saia lápis. Vestidos no estilo camisola vitoriana com coturnos. Renda com couro. O interessante é combinar algo que é muito característico desse estilo que possui o romantismo como essência com algo totalmente oposto, criando looks mais interessantes e atuais.
Bruno Gerhardt