Maximalismo não é tendência, é um estilo de vida.
Mais texturas, mais estampas, mais acessórios, mais cores. O elegante comumente é associado ao minimalismo com designs limpos, linhas retas e objetivas, tornando inevitável perguntar: existe lugar para o maximalismo?
O estilo teve seu apogeu no período barroco na corte de Luis XIV, rei da França no século XVI, onde tudo era mais, mais e mais. Penteados extravagantes, homens com meia calça e sapatos de salto, plumas, seda e muito veludo. Cores? As mais fortes possíveis: Vermelho, esmeralda, dourado e tudo isso misturado a brocados e muito ouro. Essa ostentação como estilo de vida e expressão pessoal não é presenciado nos dias de hoje em uma forma tão exagerada e literal.
Identificamos resquícios do maximalismo na moda quando observamos coleções da Squiaparelli. Famosa casa de alta costura com seus designs surrealistas combinados com acessórios orgânicos maximalistas que são referência da maison. Na atualidade, a maior representante do maximalismo como estilo de vida foi Iris Apfel, famosa designer de interiores e ícone fashion estadunidense que levou o maximalismo a um novo patamar. Sua frase mais célebre foi: “More is More & Less is a bore” (em tradução livre: Mais é mais e menos é chato). Trazendo o maximalismo a um âmbito mais próximo de nós, temos a Farm, marca brasileira de roupas que maximaliza em suas estampas, exaltando a diversidade e vivacidade do nosso país, e temos também a Lança Perfume, marca que por meio de um maximalismo focado associado ao glamour e luxo, entrega designs que transitam entre passarela e comercial.
Maximalismo como estilo de vida transcende apenas a moda, deixa de ser o que eu visto para ser quem eu sou expressando isso na vestimenta. É conseguir enxergar a beleza do caos, a organização do bagunçado, é saber que maximalismo não está intimamente ligado ao glamour e o luxo. É possível maximizar dentro de todos os estilos. Se você nunca foi do básico, do óbvio, sempre teve uma tendência ao exagero, seu momento chegou. Eleve isso a um nível de conforto mental e pessoal que lhe permita ser quem você é, abusando de camadas, texturas, cores ou até mesmo com algo mais básico e um maxi acessório. A regra é clara: não há regras.
RODRIGO MENEZES é Designer e Marketing de Moda
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