Home > inovação > Ecossistema e inovação
08/04/2021 inovação

Ecossistema e inovação

Vamos falar de inovação?

Vamos falar de inovação? Ou melhor, vamos falar como a inovação impacta no dia a dia das pessoas e como você pode estar inserido cada vez mais em um ambiente favorável para crescer, se desenvolver e se conectar com esse mundo colaborativo? Vem comigo! 


Primeiro vamos descomplicar, inovação é uma nova ação que gera resultados. Nem sempre é invenção, essa seria uma forma mais radical de inovar. Pensando de forma simples, ela é uma nova ideia que se for executada trará retornos, seja com aumento de faturamento, diminuição de custos, melhorias nas condições de trabalho. 

Agora vamos pensar em inovação de uma forma um pouco mais colaborativa, pensa comigo, às vezes vários setores estão inovando, cada um no seu quadradinho, certo? E o que aconteceria se conseguíssemos conectar todos eles? Estaríamos trabalhando em um ecossistema de inovação! 

Esse ecossistema de inovação permite e estimula a interação e cooperação entre empresas, startups, universidades, fontes de fomento públicas e privadas, poder público, parques tecnológicos, incubadoras, empreendedores, pesquisadores, cientistas... E qual o benefício disso tudo? Trabalhando juntos conseguimos construir mais soluções, impactar mais pessoas, dividir riscos e multiplicar resultados, trocar experiências, aumentar a rede de contatos e indicações e ter maior acesso às informações, gerando resultados! Muitos atores desse ecossistema (como as empresas, governo, universidades) não realizam parcerias, não participam de editais, não acessam novas tecnologias por não conhecerem algumas possibilidades. Conexão é a palavra-chave. 

Em nossa região temos uma comunidade muito atuante chamada Desbravalley. É a representação do nosso ecossistema. Um movimento diferente, sem CNPJ, sem donos, sem cargos, sem formalidades, pessoas que se unem com o objetivo de fomentar ações para fortalecer esse ecossistema de inovação. Se você quer inovar, quer se conectar, quer ajudar a fazer esse ecossistema crescer, você já faz parte do Desbravalley, ele é de todos!

Outro ponto importante, que merece destaque é o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, um espaço projetado para possibilitar o desenvolvimento do ecossistema na prática, uma estrutura física que deve ser habitada por empresas, startups, universidades, laboratório de PD&I, programas de apoio, fontes de fomento e que permite que todos esses “agentes da transformação” se conectem e criem novas possibilidades. O Parque Tecnológico é um instrumento que direciona e catalisa esse desenvolvimento, mas quem de fato fará isso tudo acontecer são as pessoas que irão frequentá-lo. 

O ecossistema de inovação só funciona com pessoas se conectando, então vale a pena conhecer e fazer parte disso tudo, afinal estamos em casa. Para finalizar, deixo a reflexão: o que você vai fazer diferente hoje?


AUTORA

Eline Casasola

Colunista convidada da FV, é apaixonada por inovação, especialista em Gerenciamento de Projetos e Captação de Recursos, head @atitudeinovacao
LEIA TAMBÉM