Home > diário de bordo > Desbravando a Irlanda
18/12/2020 diário de bordo

Desbravando a Irlanda

Intercâmbio pela Europa

com Emanuel Mucelin Marconi* 

*Estudante de Cordilheira Alta/SC


Como todo jovem, sempre tive o sonho de viajar para fora do Brasil e conhecer novos lugares e culturas, e no ano passado finalmente tive a oportunidade de realizá-lo. Após finalizar o curso de inglês, ganhei de presente um intercâmbio para Dublin, na Irlanda, e certamente foi a melhor experiência que tive até então. A viagem foi organizada pela escola de inglês em que estudei e por uma agência de intercâmbio, com passagens e hospedagem preparadas por eles. Como o grupo de intercambistas era grande, cerca de 16 pessoas, tudo ficou mais fácil, além do fato de que muitos deles eram meus amigos, ou seja, não podia existir viagem melhor. Partindo de São Paulo, tínhamos 10.000 km para sobrevoar o Oceano Atlântico e um pouco da Europa até chegar em nossa primeira conexão, em Zurich, na Suíça. Dublin é uma cidade repleta de prédios com arquitetura georgiana do século XVIII, com um valor histórico imenso, como a Catedral de Saint Patrick, fundada em 1191, e a biblioteca do Trinity College, que abriga um manuscrito ilustrado do século VIII. Sua vida noturna é muito agitada, com mais de mil pubs, fica possível conhecer muito da cultura local e ao mesmo tempo se divertir. Ainda, fora de Dublin, a Irlanda possui inúmeros pontos turísticos imperdíveis a algumas horas de distância, seja de ônibus, carro ou trem. Vale a pena ficar atento e programar quais destinos visitar fora da cidade, são paisagens e lugares inesquecíveis, e garanto que você não vai se arrepender. 


Spire Of Dublin 

Com 120 metros de altura, o The Spire of Dublin, ou também conhecido como Monumento da Luz, fica situado na O'Connell Street, no centro da cidade. Foi inaugurado em 2003, e desde então é um marco de Dublin. Ressignificando a história da cidade, o The Spire foi construído onde, no século passado, estivera o antigo monumento imperial The Nelson Pillar, destruído após um bombardeio. 



The Cliffs Of Moher e Harry Potter

O Cliffs of Moher é a atração natural mais visitada da Irlanda, sendo candidata em 2011 a uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Se estendendo por oito quilômetros sobre o Oceano Atlântico, é possível observar paisagens fantásticas, além de construções antigas como castelos, lagos e torres. Com essa beleza exuberante, ele já foi cenário de muitos filmes, como Harry Potter e o Enigma do Príncipe.



Phoenix Park 

Em Dublin, um dos lugares favoritos dos irlandeses e cobiçado pelos visitantes é o Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, possuindo 7 milhões de m². Dentro do parque podemos encontrar a casa do presidente da Irlanda, o Wellington Monument, maior obelisco da Europa, o zoológico de Dublin e a principal atração: os cervos, animais super amigáveis que adoram tirar fotos e comer da mão dos visitantes. Cerca de 300 cervos vivem soltos pelo parque.



Castelo de Dublin

Malahide é um pequeno vilarejo situado a 30 minutos de trem de Dublin. Situado no bairro que leva o mesmo nome, o Temple Bar, criado em 1840, é o mais antigo da Irlanda. Remetendo a era em que os vikings dominavam o país, o bairro transpira arte e cultura, cheio de grafites, arquiteturas seculares e buskers (performance feita em rua para gratificações).



Cervejaria Guinnes

A Irlanda é um país muito conhecido pela cerveja e seu consumo, e uma das mais famosas do mundo, a Guinness, foi criada lá, há 250 anos. O passeio não acontece exatamente na fábrica, você não vê a cerveja sendo feita, apenas algumas etapas da fabricação como mostruário. A Guinness Storehouse, onde acontece a visita, possui sete andares, e neles você aprende sobre a história da cerveja, degusta e pode comprá-la. O passeio acaba no Gravity Bar, situado no último andar, onde é possível apreciar uma visão 360º de Dublin.  



Tample Bar

Situado no bairro que leva o mesmo nome, o Temple Bar, criado em 1840, é o mais antigo da Irlanda. Remetendo a era em que os vikings dominavam o país, o bairro transpira arte e cultura, cheio de grafites, arquiteturas seculares e buskers (perfomance feita em rua para gratificações).



The Giant Causeway

Em um passeio pela Irlanda do Norte, fomos visitar A Calçada dos Gigantes, e sem dúvida é uma das paisagens naturais mais impressionantes que já vi. Formada a milhões de anos atrás, as cercas de 40.000 colunas de basalto possuem diversas lendas, dentre elas uma briga de gigantes da Irlanda e da Escócia.  



Umbrella Street Dublin 

Rua enfeitada com guarda-chuvas coloridos, localizada na Anne's Lane Street.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM