O que saber antes de realizar a cirurgia.
A mamoplastia, seja de aumento, redutora ou reparadora, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é líder mundial nesses procedimentos, com mais de 1,5 milhão realizados anualmente. Entre esses, as cirurgias mamárias ocupam um lugar de destaque, refletindo o desejo de muitas mulheres de chegar à forma corporal desejada.
A escolha cuidadosa de um cirurgião plástico qualificado é essencial para garantir um resultado seguro e satisfatório, minimizando os riscos para alcançar o resultado almejado com confiança e tranquilidade. "O primeiro passo é realizar uma avaliação médica completa. Isso inclui exames de sangue, mamografia ou ultrassom, e uma avaliação cardíaca, dependendo da idade e do histórico de saúde da paciente. Além disso, é essencial discutir as expectativas para garantir que elas sejam realistas, desde o que ela quer até o que sua anatomia comporta", explica o cirurgião plástico, Dr. Gustavo Colonheze. Conforme o profissional, as cirurgias mamárias mais comuns dentro da cirurgia plástica incluem:
MAMOPLASTIA DE AUMENTO (IMPLANTES MAMÁRIOS): Utiliza próteses de silicone para aumentar o tamanho dos seios. É uma das cirurgias mais populares no Brasil, especialmente entre mulheres jovens.
MAMOPLASTIA REDUTORA: Indicada para mulheres que desejam reduzir o tamanho dos seios, muitas vezes para aliviar dores nas costas ou melhorar a postura.
MASTOPEXIA (LIFTING DE MAMAS): Tem como objetivo levantar e remodelar os seios caídos, geralmente depois de uma perda significativa de peso ou após a gestação.
RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA: Indicada para mulheres que passaram por mastectomia (remoção total ou parcial dos seios devido ao câncer de mama). A reconstrução mamária é um passo importante para muitas mulheres na recuperação da autoestima após o tratamento da doença.
"A mamoplastia tem um pós-operatório relativamente tranquilo e pode trazer inúmeros benefícios em como a mulher vê a si mesma e para a sua qualidade de vida, mas requer uma preparação cuidadosa e uma escolha consciente. Vai além do simples aumento, remodelando os seios, dando mais sustentação e posicionando-os de maneira harmoniosa e proporcional", afirma o médico. De acordo com informações da SBCP, a mamoplastia de aumento é o procedimento estético mais realizado no Brasil, seguido pela lipoaspiração. Em 2022, foram realizadas cerca de 250 mil cirurgias de aumento mamário no país.
FVcomunica!